GESTÃO INTEGRADA NAS CONSTRUÇÕES - DESAFIO OU UTOPIA ?
O questionamento feito no título desta obra visa direcionar nossa reflexão sobre as duas grandes vertentes existentes quando se fala de implantar Sistemas de Gestão na indústria da construção civil, ou seja, existem aqueles que defendem que seria utopia acreditar que seja possível implantar um Sistema de Gestão de verdade em obras de grande complexidade como, por exemplo, obras metroviárias, rodoviárias, portuárias ou eletromecânicas, devendo restringi-los a obras de menor complexidade como edificações residenciais e comerciais ou acreditam ainda que os Sistemas implantados hoje sejam apenas “para inglês ver”.
E existem aqueles, como eu, que acreditam ser perfeitamente possível implantá-los verdadeiramente em todas as áreas das organizações que atuam na Construção Civil e ter benefícios reais, uma vez que já os vi funcionando em empresas de diferentes portes, modelos de gestão, capacidade financeira, concepções filosóficas de administração ou regiões geográficas do Brasil ao longo dos quase 10 anos que atuei como auditor de terceira parte em nome de Organismos Certificadores credenciados pelo Inmetro.
Ao me deparar recentemente com o desafio de implantar novamente um Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma ISO 9001 em uma obra portuária, percebo que muitos profissionais podem estar vivenciando as mesmas dificuldades que estou tendo que superar neste exato momento e que um relato fiel das barreiras a serem transpostas, das estratégias utilizadas para quebrar paradigmas e da necessidade de desenvolver novas formas de conquistar adesão ao meu projeto, certamente serão úteis a quem decidir colocar os princípios e técnicas demonstradas nesta obra literária em prática em seus projetos pelo Brasil a fora.
Livro já editado pela Editora Livre expressão (ver link na seção "LIVROS A VENDA").