A COLABORAÇÃO CRÍTICA

Prezada Helyete Santos! Agradeço o teu comentário assentado em sincera reflexão. É isso mesmo o que o texto pretende: que o elogiado receba a análise com naturalidade e aproveite os apontamentos críticos para melhorar o seu texto. Em verdade, a maioria dos autores nascidos e estimulados à publicação na grande rede (especialmente mulheres) adoram elogios, mesmo sabendo que são falsas e/ou postiças, em que o elogiante quer apenas obter reciprocidade de loas e, também, a leitura de seus textos. Enfim, uma troca que leva a nada, porque não ocorre um exame mais profundo do seu estro criativo. É sempre oportuno e conveniente estimular os mais habilitados à análise crítica sobre o que a gente escreve. Em regra, o analista sabe que deve pisar em ovos, porque os autores, especialmente os poetas novatos são possessos de sua criação, porque ela é quase sempre autobiográfica e o estudo analítico mexe com o universo intimista... Enfim, é aconselhável conhecer melhor o ego do criador poético para lograr a liberação do seu alter ego, o qual, em regra é menos possessivo, porque vive secundariamente... Grato por permitires analisar a tua interpretação como receptora de meu texto. Sem a tua manifestação, eu não ficaria sabendo como o escrito pousou em ti. O ato-fato de escrever viaja numa pista de duas mãos...

– Do livro ALMA DE PERDIÇÃO, 2013.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4140795