O TEMPO QUE AINDA, LHE RESTA

Quando você recebe uma determinada incumbência e vê, pela frente, que tem muito tempo para desenvolvê-la, qual geralmente, é a sua atitude costumeira? Bom, de modo geral, protela e vai empurrando para frente, não é isso? Mas, quando você recebe uma tarefa e percebe que o tempo estipulado para concluí-la é bem limitado, o que, geralmente, você faz? Procura dar uma acelerada e tirar do seu caminho atividades supérfluas que poderiam atrapalhá-lo na conclusão, ainda, mais, não é isso? Ou seja, quanto mais tempo você tem, mais descansado você fica e quanto menos tempo, mais atencioso e dedicado se faz. Pois, bem, que tal a gente pensar que a vida que você tem é a maior tarefa que recebeu para desenvolvê-la. Sendo a vida a sua maior missão, o cumprimento dela vai depender em como você encara o tempo que tem para vivê-la, aqui na terra. Se olhar para frente e pensar que possui todo o tempo do mundo, que daqui a dez anos é tempo que não acaba mais, você se transformará em um acomodado e em um protelador incurável, deitado nas redes do descaso. Mas, se ao invés disso, enxergar o tempo como um efeito dominó, em que um segundo derruba o outro, que atinge, na sequência, os seus minutos, que por sua vez, derrubam as suas horas e sucessivamente, os seus dias, semanas, meses e anos, numa ação impossível de contê-las? Aí, tenho a certeza que terá maior cuidado em cumprir os seus objetivos e valorizar cada fração de tempo, nas tarefas da vida. Descobrirá que o único meio de desenrolar a missão de viver e fazer da sua vida uma bênção, será viver com propósitos, buscando em Deus, direção, orientação e instrução, por meio de Sua Palavra. Não olhará mais para as décadas futuras, que parecem muitas e inacabáveis, mas, para as dezenas de anos que ficaram para traz e que passaram de modo que você nem as viu. Descobrirá que a exortação de Deus, quando diz, “vede, pois, com diligência como andeis, não como néscios mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” e que “portanto, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor" (Ef 5.15-17), ganha sentido novo e poderoso em seu modo de encarar o viver. Mas, calma. Não precisa sair numa corrida louca pela vida afora. “Remir o tempo”, sim, mas tudo sem tensão, sem estresse e sem agonia. Leve a vida a sério, mas, divirta-se muito ao lado de Deus e de quem você ama. Cative pessoas, faça amizade e seja responsável, alegre e feliz. Faça valer a pena todo o tempo que ainda, lhe resta. Seja mais um dia ou seja mais um século.