O Brasil em 2013

VINTE anos depois da era Collor de Mello, o Brasil que antes estava escravo da FORD - VW - GM e FIAT , abriga hoje mais de uma dezena de montadoras de veículos . Honda, Mitsubishi, Toyota, Hyundai , Nissan, entre outras só vindas da ASIA ... Da Europa vieram a BMW, Mercedes, Renault, Citroen, Peugeot, entre outros "importados" .

Nosso País - com pompa - anuncia que a chamada camada do pré-sal possuirá uma capacidade de produção de petróleo muito acima do esperado . Ou seja, o que era bom será ainda melhor. Menos para o povo, pois o Ministro Mantega já anunciou AUMENTO do combustível.

O Brasil, com contribuição decisiva da região sul, deverá ter uma safra recorde. A produção de grãos vai gerar muito dinheiro circulante em 2013, pois o clima está colaborando , algo que não ocorreu nos últimos anos.

A construção civil, como se diz no popular "está bombando" , sobretudo nos grandes centros metropolitanos onde o déficit habitacional é , ainda , muito expressivo.

Em termos gerais a Economia brasileira teria tudo para projetar aos brasileiros um 2013 diferenciado , de muita esperança . Mas assim como o anunciado aumento do combustível, que vai deflagrar um aumento geral em tudo mais - produtos e serviços - em efeito cascata, todos sabemos que continuaremos a pagar uma das maiores cargas fiscais do mundo. Imposto e mais imposto ...

A par disso, coninuaremos a pagar planos de saúde privados caros e mal intencionados, dos quais somos escravos pela FALENCIA do sisema público de saúde. Continuaremos a pagar escolas e universidades privadas, porque as públicas são insuficientes. Pagaremos serviços particulares de segurança , alarmes e vigilâncias, para poder ter o direito de dormir em paz.

E se qualquer um de nós decidir sair para refrescar a mente, pagaremos as mais altas tarifas de pedágio das Américas , (o dobro do valor praticado na Argentina) , inobstante o valor do IPVA sobre nossos veículos seja um verdadeiro "assalto"...

Mesmo assim, tenho como certo que desejamos - todos nós - que 2013 nos surpreenda, e que contrariando toda essa vertente de constatações insofismáveis, possa ser MELHOR , bem MELHOR e justifique a tradicional mensagem de FELIZ ANO NOVO !