O poder da palavra

As férias servem pra gente sair da rotina (teoricamente). Fazer coisas diferentes ou mesmo não fazer nada. Desfrutar do puro e momentâneo ócio. Quem não gosta? Se a gente se descuida fica trabalhando nas férias! Sempre achando o que fazer...

Para driblar minha rotina estou lendo um ótimo livro que conta a história de Cristina Vasa, a rainha da Suécia e Pe. Antônio Vieira (O poder erótico). Em determinado momento da leitura aparecem as instruções do padre acerca das palavras. Como devem ser as palavras.

Confesso que fiquei muito impressionada com seus ensinamentos. Sabe quando você lê algo que o transforma de imediato e sente que não é mais a mesma pessoa depois daquilo? Tanto que transcrevi o texto em meu perfil. Leia na íntegra. É lindo!

O poder da palavra.

Nós falamos bastante e de muitas maneiras. O tempo todo o corpo fala. Somos seres da comunicação. Se assim não fosse teríamos continuado a grunhir feito animais. A palavra nos define.

Parei para pensar em como eu me comunico com as pessoas ou comigo mesma. Nas tantas coisas que disse sem pensar e que seriam totalmente dispensáveis naquele momento ou naquilo que deixei de dizer numa hora tão importante. O que dizer... O que calar...

Falar é diferente de dizer! Falar pode ser um blá blá blá sem fim. "Entra por um ouvido e sai pelo outro". Dizer é se fazer entender. É ser ouvido. Devemos ter cuidado porque uma verdade dita sem amor torna-se um ato de crueldade.

De que maneira alcançamos nossos objetivos, nossa alma, ou as pessoas, através da palavra? Que sentido tem? Para que serve? A quem interessa? Que efeito produz tudo o que dizemos (ou escrevemos)?

Já ouvi muitas palavras. Algumas guardo com ternura como joias em caixinhas de música. Outras relevei ou esqueci, para o meu próprio bem.

Falar para as paredes deve ser a forma mais triste de comunicação porque não há resposta. Embora elas tenham “ouvidos” são mudas e cegas. Pessoas às vezes se comportam como parede.

Agora, neste exato momento, eu me comunico com você, caro leitor. As palavras saem da minha cabeça numa combinação química e frenética dos milhões de neurônios, percorrem num milésimo de segundo todos os músculos e nervos dos braços e das mãos até chegar aos dedos que tocam rapidamente o teclado em busca das melhores frases para que eu seja compreendida. Eu só queria que você soubesse o quanto é importante a sua palavra. Tem peso e consequência.

Nós somos o que dizemos. A bíblia ensina que a boca fala do que está cheio o coração.

Mariacris
Enviado por Mariacris em 26/12/2012
Reeditado em 12/07/2013
Código do texto: T4054522
Classificação de conteúdo: seguro