QUEM PODE PREVER O FUTURO?

Quem de nós tem o poder sobre o futuro? Sim. Quem entre os humanos pode controlar as coisas que acontecerão amanhã, no próximo mês, no próximo ano, na próxima década, em fim? Quem pode prever o seus dias vindouros? Se a sua resposta está pronta e é “ninguém”. Não se apresse. Vamos pensar um pouco mais. Afinal, quando o Criador nos fez, “disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”(Gn 1.26). Sabemos, pelas Escrituras Sagradas, que toda criação de Deus foi planejada. Você e eu, somos parte de um plano divino. O pecado entrou no mundo, mas não surpreendeu a Deus. Ele já tinha um “Plano B”, o Plano da Salvação, que envolvia, mais uma vez, como no ato criador, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Portanto, aprendemos com o Senhor de nossas vidas, que não podemos atravessar pela história, nas bases filosóficas do “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Pelo contrário, nós é que precisamos projetar, levar e conduzir as nossas vidas para lugares que idealizamos no presente, conduzindo-a, planejadamente, em realizações futuras. O certo é que o seu futuro, aqui fora, reside, antes, dentro de você. E Deus lhe fez capaz, em imagem e semelhança a Ele, de poder colocar, no agora, a sua vida porvir, em um papel, estabelecendo alvos, criando metas, estratégias e planos de ações. Claro que você pode prever o seu futuro e conduzi-lo para objetivos a serem alcançados. Aliás, ai daquele que não o faz. Para que você acha que existem agendas? Planeje o seu futuro. Onde você quer estar e de que forma, daqui a dez anos? Na vida profissional, na vida amorosa e conjugal? Como cristão, envolvido com a obra do Senhor e com o Senhor da obra? Vai morar onde e com que propósito? O que você tem projetado para os seus filhos ou para seus pais? Não se preocupe. Isso não é presunção, é antes, um exercício de fé - “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”(Hb 11.1). Alguns dirão – “O meu futuro está nas mãos de Deus”. Porém, na maioria das vezes, isso é apenas uma desculpa de quem não se assenta para planejar o seu futuro com Deus. Foi Jesus quem ensinou-nos dizendo: "Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?”(Lc 14.28). Veja que o seu futuro precisa ser planejado. O que não significa que vai acontecer tudo conforme os seus planos. Afinal “ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua”(Pv 16.1). Mediante tudo isso, retomamos a pergunta inicial: Quem pode prever os seus dias futuros? Se perguntado ao poeta e cantor RC, ele diria: “Esse cara, sou eu”. É isso. Esse cara é você.