SEU CASAMENTO É SUA ROÇA

Quando você investe na vida do seu cônjuge não é somente ele quem vai ser satisfeito e feliz. A seu tempo, você, também, receberá o fruto de sua dedicação a ele. Afinal de contas, investimento pressupõe retorno. O princípio do “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7) serve, inclusive, para a semeadura que você faz em seu casamento. Pare para pensar e ver se já não está passando da hora de por um basta em suas reclamações e lamúrias por estar semeando, semeando e não vendo os frutos de sua semeadura na vida relacional com o seu marido ou com a sua esposa. Na maioria dos casos, esse fato se dá por conta da nossa impaciência e instantaneidade. Queremos plantar hoje e colher os frutos amanhã. Aí, entramos na contramão das Escrituras, quando diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu...tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou...”(Ec3.1,2). Sei que não é fácil. Mas quem disse que trabalhar na roça é moleza? Lidar com plantio e colheita requer muita disposição, coragem, persistência e fé. Na vida a dois tem coisas, sim, em que o tempo entre a semeadura e a ceifa é rápido. Mas, não se pode comparar plantar Alface com Mogno. Tanto um como o outro tem o seu valor. Mas, são valores que requerem tempo e paciência diferentes. Porém, os resultados também, serão diferenciados. Vale a pena esperar. Vale a pena persistir. Vale a pena não desistir. O grande problema com alguns casais que se separaram é que eles trabalharam no desmate, revolveram a terra, fizeram a semeadura e abandonaram a roça. Usando mais uma vez, as sábias Escrituras, para um contexto conjugal: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”(Gl 6.9). E ainda, emprestando o texto daquele contexto para a vida matrimonial, em que você semeia, “erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a ceifa”(Jo 4.35). Afinal, é pela fé que o agricultor pode ver a colheita, os frutos do seu trabalho, em cada semente que cai no chão da providência divina. Faz chover, Senhor.