Eu minto.
A mentira é a intencional distorsão ou modificação da realidade, em geral no interesse próprio, causando danos a terceiros.
A partir desta concepção, a análise sobre a mentira pode ser feita sob dois ângulos de visão: um externo a quem mente, e outro interno a quem mente.
Eu sou, como muitos, contraditório por natureza, e vivo na contradição.
Num triste caso publicamente rumoroso (ver no site do Google: Rodolfo Thompson), eu estou com a verdade, e não minto, para a família da jovem que defendo (porque foi vítima da própria vida, desde os sete anos de idade, sofrendo de problemas psisquiátricos), e minto para a família da vítima (que não sabe porque motivos e razões eu a defendo). Assim, concomitantemente, eu sou verdadeiro, e, mentiroso.
Num outro, já pessoal, para mim, para a própria mulher que esteve comigo durante um certo tempo, e para os que me conhecem, eu jamais traí a minha mulher (que amo sempre). Idem, eu falo a verdade, e, minto.
Num terceiro, um ex-marido foi um desacerto para a mulher que não quis mais estar com ele. Ele, por sua vez, culpa todo o mundo por sua separação sem assumir que foi o seu único e exclusivo causador. Idem e idem, a verdade, e, a mentira, juntas.
Numa constatação mais aprofundada, no dois primeiros casos, eu sou um insensível para quem eu minto, que despreza a vida e acaba aplaudindo e concordando com a morte, e, não me importei com o meu amor (eterno).
E o que importa isto? Muito! Se as opiniões dos outros têm repercussão e devem ser respeitadas, entretanto, a contradição permite a análise e o julgamento percuciente da própria realidade, e, da verdade.
Com o que devo viver e conviver? Com a visão dos outros que acham que eu minto, ou com a minha visão que corresponde à realidade, e, à verdade dos fatos?
Enfim, se sou, ao mesmo tempo, santificado e diabólico, essa contradição me dá a oportunidade de escolher: “Sou santo” (v. Recanto das Letras o meu texto com esse mesmo título).
Estou em paz, principalmente com Deus!
Bjs.
Rodolfo Thompson. 28/11/2012.
Ps. Perdão aos que se sentem ofendidos por mim!