TESOUROS INTOCÁVEIS ...


Existem inúmeros tesouros, dos quais posso falar um pouco...

Antes de qualquer coisa, se faz necessário entender que o ser humano está vivendo na sociedade pós–moderna que se diz evoluída (a qual costumo chamar de pós–superficial), habituada a viver em correrias desvairadas do nada a lugar algum; em busca da tal felicidade que não se sabe definir o que seja por três motivos antagônicos:

PRIMEIRO: Considerando o fato que o ser humano não saiba definir o que seja ser feliz, aparentemente, ser feliz seria ter motivos pra rir ou consumir coisas de forma desvairada, como se a vida fosse uma espécie de campeonato pra ver quem tem mais coisas, ainda que essas coisas sejam descartáveis...

SEGUNDO: Considerando o fato que o ser humano não saiba definir o que seja ser feliz, não terá como viver de forma saudável, porque a felicidade sendo um estado emocional (abstrata) independe do TER e, assim, ao invés de alcançar a felicidade o ser humano anda na direção contrária...

TERCEIRO: Considerando o fato que o ser humano não saiba definir o que seja ser feliz, não terá como viver de forma saudável... E, o resultado demonstra isso, porque aparentemente coisas como cigarro, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas fariam o ser humano sentir–se bem... Mas as cracolândias da vida indicam o que estou dizendo...


Por essas e outras, direi que quando se fala sobre tesouros, se tem em vista o que seja valioso, como joias preciosas... O problema é que o ser humano habituou–se a colecionar coisas de valor material em detrimento das coisas de valor emocional como paz, amizade, solidariedade, partilha, e similares...

Achando que o valor estaria no objeto em si, o ser humano (ou seria desumano?) acostumou-se a viver em correrias desvairadas (do nada a lugar algum) em busca de acumular mais e mais, sem perceber que apenas alimentava sentimentos de individualismo, egoísmo, oportunismo, disputas, posses, etc...


ASSIM, temos a sociedade pós–moderna que se diz evoluída (a qual costumo chamar pós–superficial)... Essa sociedade chegou ao auge do esgotamento, está no caos (mesmo que finja não saber), fazendo de conta que o mundo é estável e não teria problema a crise intelectual que a fez deixar de pensar de forma racional (inteligente)...


Por essas e outras, se faz necessário voltar os olhos em busca de valores saudáveis como inteligência, ética, educação, bondade, solidariedade, honestidade, moral, etc... Esses são valores abstratos, mas TESOUROS que permanecerão INTOCÁVEIS e jamais poderão ser roubados...

Certamente, isso é diferente do padrão social moral (que está em vigência)... O padrão em vigência lera o ser humano a achar que a vida seria uma espécie de campeonato onde se corre em busca de status ou valores supérfluos (nada permanente)...

O resultado é que, apesar de exemplos válidos (como milhares de substâncias químicas nocivas à saúde, como no caso do cigarro) ou desajuste social pela mistura de álcool e direção, o ser humano insiste em ser livre para correr em busca do próprio prazer, achando falta de liberdade, não necessitar de tais coisas pra viver bem...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/11/2012
Código do texto: T4009372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.