Vedas

Aprendi, e repasso uma Mágica do Universo: ser da natureza.

Essa mágica foi descoberta, ou melhor, verificada e confirmada, há milhares de anos, e repassada por tradição (tradictio = entrega) oralmente, e depois por escrito, desde o Sânscrito, e, principalmente, com os Vedas.

Assim, “ser da natureza” é uma mágica que não decepciona se não houver a proposição de ter a sua vida preservada, saúde, alimentação etc., mas simplesmente viver, e viver simplesmente.

A Mágica consiste em observar a natureza, e ser e estar a ela integrado.

Qual o único ser vivo, da, e na, natureza, que tem consciência, ciência (saber específico), e previsão de que pode dar causa à dor-ofrimento? Resposta: O Homem!

Os animais em geral, aqui chamados de seres sensíveis, podem dar causa à dor-sofrimento, mas, não a causam propositadamente, ou com a intenção de causá-la – a dor-sofrimento não é da mente animal como sendo de sua essência, pois sequer tem inteligência para tanto. Já o Homem, ao contrário, e, por isto mesmo o mais inferior na escala dos seres sensíveis, logo, merecedor de toda a atenção, cuidado, e afeto, sim. Prevê, e até mesmo manipula a dor-sofrimento como forma, meio e modo de dominar – e isto, embora sendo um procedimento não é sua característica e não corresponde à natureza dos animais, ou seja, não o integra na própria natureza, na natureza própria. E sem integrar-se à sua natureza, a natureza o repele...

Tendo, também, por característica estabelecer valores ( o que vale e o que não vale), há um Juízo Universal que, como o nome indica, atinge a todos: “Não Violência” [v. Bhagavad Gita - Bíblia (Gandhi – Jesus)], – o Homem é o ser sensível que prevê e causa a dor-sofrimento, que é a mais alta forma de agressão (ou violência).

Parece “poético”, no sentido pejotativo da palavra, mas não é: quando um ser sensível, por exemplo, um pássaro, um leão etc., precisa causar a dor-sofrimento para impor as suas convicções e obter os resultados que lhe interessam (e até se diz: “pela dor ou pelo amor”) ? Jamais!

O Homem é Sagrado (com o sagrado, consagrado, aceito, apaudido etc.) quando não prevê e não dá causa à dor sofrimento.

Qualitativamente e quantitativamente, basta notar empiricamente, sem a necessidade de recorrer à Estatística, que, não obstante as exceções, o Homem é Sagrado – realmente convivendo em comunhão com a Natureza...

E o principal efeito ou resultado de ser e estar em comunhão com a Natureza é ser e estar em comunhão com a Natureza – transcendentalmente.

Bjs. em todos!

Rodolfo Thompson. 28/11/2012.

Ps. Proposta de exercício diário: com todos os limites, evitar, evitar que aumente, diminuir, ou extinguir a dor-sofrimento de qualquer ser sensível.

Rodolfo Thompson
Enviado por Rodolfo Thompson em 28/11/2012
Código do texto: T4009152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.