VIDA RELACIONAL

Quando olho para a Bíblia vejo nela muito mais que um compêndio de ensinos religiosos. Vejo nas Sagradas Escrituras um livro de relacionamentos. É excepcional a forma como Deus se relaciona e ensina sobre a vida relacional. Deus é um Ser que prima por relações proativas e enriquecedoras. Olho para o Livro Sagrado e vejo quão sagradas são as relações que se dão em pelo menos três níveis: O primeiro é o da Relação Intrapessoal – significa que você precisa saber relacionar-se consigo mesmo. Pois, tem muita gente mal resolvida, complexada, de baixa autoestima, que necessita daquilo que podemos chamar de cura interior. O segundo nível é o da Relação Interpessoal – aqui, residem todos os relacionamentos que você tem com as demais pessoas que o cerca. O ideal é que você tenha uma relação saudável com todas elas. Para tal, vai necessitar de porção dobrada de amor pelo ser humano em toda a sua complexidade. Fazer amizades e mantê-las sadias é como equilibrar pratos rodando nas varas e depois correr aqui e acolá para não deixá-los cair. De vez em quando a gente descuida e lá vai uma amizade por terra. Mas, vale a pena pagar o preço. E por último e principalmente, temos que pensar no nível da Relação Ultrapessoal – aqui é o seu relacionamento com Deus. E não dá para relacionar-se com Deus de modo superficial. Ele não habita a superficialidade. Ele é encontrado na intimidade, no mais profundo do ser, no intangível, porém, acessível. E dessa relação vão depender as demais. E as três podem ser vistas no mandamento máximo: “Amar A DEUS sobre todas as coisas e AO PRÓXIMO como a SI MESMO”.