Mensagem ou Recado para VOCÊ RECANTISTA
Mais uma vez escapo ou saio dos estilos / temas que aprecio, para digitar uma mensagem; que não é bem uma mensagem; talvez seja uma carta; mas não é... talvez um bilhete! Não, é um recado mesmo; longo, mas um recado!
Queridos Amigos Recantistas ou Recanteiros:
O título, o estilo literário e o nome do autor despertam minha atenção para fazer uma visita. Porém, muitas vezes, acontecem coisas que me fazem (acredito que também a outros colegas) voltar atrás. São elas:
• O nome do colega é um pseudônimo (nada contra) mas chulo, sem sentido, besta mesmo... sei não...pega mal, muito mal. O nome está com letra inicial minúscula. Algo me chama atenção mas já nesse primeiro estágio, desisto.
• O titulo da obra também é importante, muito importante; pode ser um Soneto - categoria que amo - ou Haikai ( mas haikais NÃO POSSUEM TÍTULO – é importante saber disto). Voltando ao soneto: gostei do título, abro a pagina e... não é um soneto, é um TEXTO. Que coisa, heim?
• Gosto de algo que leio, gosto mesmo, bastante, quero parabenizar, saber quem é; é mineiro, baiano, gaucho? vou ver o perfil, NÃO TEM NADA. Quero ver a foto. TAMBÈM NADA TEM . Desisto de comentar, sinceramente. Pode ter tudo isto e não ser verdade também, mas isto é lá com quem se anonimou.
• Outra coisa que acho uma tremenda “inoportunência”: Sujeitar o comentário à apreciação do AUTOR da OBRA. Para que isto? Quando vamos a uma livraria, compramos o livro mas NÃO DEVOLVEMOS SE NÃO GOSTAMOS. Para esses, registro na memória e não volto lá. Nenhum escritor tornou-se conhecido, renomado ou apreciado proibindo leituras das pessoa ou passando por crivo os comentários recebidos. Mesmo porque, se fizesse isto, jamais seria conhecido. Caso seja uma ofensa é só bloquear, não é mesmo? E os críticos literários não teriam emprego.
E ainda há o tal do "Envio Suspenso" e pergunto: por que ou para quê publicou então, se não deseja que lhes enviemos nada?
• Muitas pessoas passam pela obra, lê, apreciam e não comentam. Então, plagiando Jabor, por que passou? Passou para quê?
• Enfim: gosta de poesias e de escrever? Leia mais, leia mesmo, leia todos os dias. Leia no metrô, no ônibus, no sanitário, no sofá, na praia, LEIA . Os japoneses lêem por mês 20 livros, sem contar as revistas e jornais. Assim você aprende a ter um vocabulário mais rico, a escrever sem erros (mas a Gramàtica tem que ser lida) Aprenda a diferenciar uma quadra de um soneto; um haikai de uma estrofe; uma crônica de uma mensagem; uma prosa poética de uma poesia; um conto de um repente; um cordel de um romance.
• E mais uma coisinha: Agradeça a quem lhe visitou. Quem visita e não é visitado, perde a oportunidade de conhecer um amigo.
• O mais importante: não me queira mal.
Visite: http://www.nabocadanoite.prosaeverso.net
errata: leituraS das pessoas
Mais uma vez escapo ou saio dos estilos / temas que aprecio, para digitar uma mensagem; que não é bem uma mensagem; talvez seja uma carta; mas não é... talvez um bilhete! Não, é um recado mesmo; longo, mas um recado!
Queridos Amigos Recantistas ou Recanteiros:
O título, o estilo literário e o nome do autor despertam minha atenção para fazer uma visita. Porém, muitas vezes, acontecem coisas que me fazem (acredito que também a outros colegas) voltar atrás. São elas:
• O nome do colega é um pseudônimo (nada contra) mas chulo, sem sentido, besta mesmo... sei não...pega mal, muito mal. O nome está com letra inicial minúscula. Algo me chama atenção mas já nesse primeiro estágio, desisto.
• O titulo da obra também é importante, muito importante; pode ser um Soneto - categoria que amo - ou Haikai ( mas haikais NÃO POSSUEM TÍTULO – é importante saber disto). Voltando ao soneto: gostei do título, abro a pagina e... não é um soneto, é um TEXTO. Que coisa, heim?
• Gosto de algo que leio, gosto mesmo, bastante, quero parabenizar, saber quem é; é mineiro, baiano, gaucho? vou ver o perfil, NÃO TEM NADA. Quero ver a foto. TAMBÈM NADA TEM . Desisto de comentar, sinceramente. Pode ter tudo isto e não ser verdade também, mas isto é lá com quem se anonimou.
• Outra coisa que acho uma tremenda “inoportunência”: Sujeitar o comentário à apreciação do AUTOR da OBRA. Para que isto? Quando vamos a uma livraria, compramos o livro mas NÃO DEVOLVEMOS SE NÃO GOSTAMOS. Para esses, registro na memória e não volto lá. Nenhum escritor tornou-se conhecido, renomado ou apreciado proibindo leituras das pessoa ou passando por crivo os comentários recebidos. Mesmo porque, se fizesse isto, jamais seria conhecido. Caso seja uma ofensa é só bloquear, não é mesmo? E os críticos literários não teriam emprego.
E ainda há o tal do "Envio Suspenso" e pergunto: por que ou para quê publicou então, se não deseja que lhes enviemos nada?
• Muitas pessoas passam pela obra, lê, apreciam e não comentam. Então, plagiando Jabor, por que passou? Passou para quê?
• Enfim: gosta de poesias e de escrever? Leia mais, leia mesmo, leia todos os dias. Leia no metrô, no ônibus, no sanitário, no sofá, na praia, LEIA . Os japoneses lêem por mês 20 livros, sem contar as revistas e jornais. Assim você aprende a ter um vocabulário mais rico, a escrever sem erros (mas a Gramàtica tem que ser lida) Aprenda a diferenciar uma quadra de um soneto; um haikai de uma estrofe; uma crônica de uma mensagem; uma prosa poética de uma poesia; um conto de um repente; um cordel de um romance.
• E mais uma coisinha: Agradeça a quem lhe visitou. Quem visita e não é visitado, perde a oportunidade de conhecer um amigo.
• O mais importante: não me queira mal.
Visite: http://www.nabocadanoite.prosaeverso.net
errata: leituraS das pessoas