O QUE LEVA UM JOVEM A DELINQUÊNCIA?

O que leva um jovem a delinquência? A meu ver vários fatores contribuem para isso. Creio que nascer em condições sub humanas, pode contribuir muito, mas isto não quer dizer que é regra. Não justifica, porém contribui bastante.

Podemos ver pessoas que nasceram de boa família no entanto entraram para a vida do crime. Por status, moda, poder, rebeldia, quer chamar a atenção dos pais. Na maioria das vezes, estes jovens são bem nascidos, porém lhes faltam o mais importante, que é o Amor. As vezes o pai está mais preocupado em ganhar dinheiro e se esquece do mais simples, o Amor. As mães estão preocupadas com a vida socialite que se esquece de Amar seus filhos, deixando os a cargo das babás. Quantas crianças gostam mais de suas babás do que dos próprios pais. Então eles começam a andar em más companhias, usarem drogas, roubarem para sustentar seus vícios, e tudo isso por que? Para chamar atenção. Para preencher um vazio deixado lá atrás pelos pais. Amor, eles só querem ser amados.

Vocês não tem ideia do que a rejeição e falta de amor pode fazer com a cabeça de uma criança

Já outros, no ventre materno sentem a rejeição, serão abortados, jogados numa lixeira, abandonados na maternidade, dados em adoção. Ou talvez nascerão e serão criados largados em uma comunidade carente, passando fome frio e descuido. A merce da criminalidade. Onde serão adotados pelos traficantes. Uma vez adotados pelos traficantes, o destino já está traçado, viverão alguns momentos de prazer e ostentação e terão uma vida curta. Geralmente é cadeia ou cemitério.

Acredito eu que não há um culpado, mas há um conjunto de fatores que poderia desenhar uma paisagem diferente.

Creio que o Social ajudaria muito, mas não é o bastante, cada um de nós tem que fazer a nossa parte para se ter um mundo melhor.

Os Governantes têm que trabalhar no social, deve haver um controle de natalidade, as famílias carentes precisam ser assistidas, acompanhadas, orientadas. A Educação tem que ganhar força, pois ela modifica a vida das pessoas. Uma pessoa educada, instruída jamais se deixará escravizar. A educação abre a mente do ser humano. As pessoas sabem distinguir o certo do errado. Vejam que quem tem mais filhos são aqueles que tem pouca ou nenhuma instrução.

Deve-se Fazer mais escolas Técnicas, dando uma Profissão a esses jovens.

Precisa melhorar a qualidade do ensino público, o Professor precisa ser valorizado, para ele fazer bem o seu trabalho. Porque a Educação é a base de tudo.

É preciso também dar oportunidade de cursos e educação aqueles que são chefes de família, porém não são jovens, mas precisam cuidar de suas famílias. Esses são os pais dos jovens. Esses jovens que precisam ter uma base, um amparo em casa, para não se tornar um ciclo vicioso, os pais nasceram e foram criados na miséria, portanto não tem nada de bom para oferecer aos filhos, obviamente os filhos viverão também na miséria e não terão nada para oferecer aos seus filhos e assim sucessivamente. É preciso quebrar este ciclo, dando oportunidade de educação e formação profissional aos pais, que por sua vez abrirá a mente para novos horizontes, podendo desta forma conduzir seus filhos a uma vida melhor.

As jovens precisam ter assistências dos pais e do estado, no cuidado com a procriação. É necessário todo um trabalho em conjunto, para evitar-se o nascimento de crianças fora de uma família estruturada. O que na maioria das vezes leva ao caos na Sociedade.

Sou veemente contra o espancamento, acredito que o Amor é a base de tudo, eu posso ver isso dentro da minha família, dos meus alunos e do meu entorno. As crianças merecem Amor e respeito. Quando ela é bem tratada, ela devolverá isso ao mundo, como o Eco, o que vai volta.

Se a criança for amada, ela irá amar. E só o Amor constrói.

No meu condomínio há um menino de 14 anos que todos falam mal dele, ele é ísso, ele é aquilo. Antes de julgar alguém pelos seus atos é necessário analisar os fatos, o que levou este menino a ser assim? E tomei conhecimento que ele é criado somente pela mãe, e mora na casa da avó. Já começa por aí, toda criança precisa e deve ter um pai e uma mãe, isto é o mínimo, para não ferrar com a cabeça de uma criança. Soube que durante toda sua infância ele foi criado aqui embaixo no play, inclusive várias vezes os vizinhos chamaram o Conselho Tutelar. Devido a isto os vizinhos não o respeita e ele devolve da mesma maneira.

Eu sempre o tratei com respeito, carinho e amor, ele liga ou vem aqui chamar meu filho para brincar, eu o trato com respeito, converso com ele. E ele me trata muito bem. Porque a criança sente quando é amada.

Vejam bem, não estou aqui defendendo o que os bandidos estão fazendo em São Paulo, pelo contrário, acho que nada justifica o que eles fazem, até porque há pessoas que vem de famílias carentes, desestruturadas e não optaram pela vida do crime. Só estou tentando entender uma maneira de não deixar chegar a este ponto.

Creio que nós como, pais, vizinhos, parentes, amigos ou cidadãos, temos também como contribuir para um mundo melhor, semeando AMOR, o bálsamo para todas as feridas.

P.S. Vou defender esta tese de Doutorado. Vou tentar provar que isto é possível.

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 06/11/2012
Reeditado em 06/11/2012
Código do texto: T3971531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.