A FAMÍLIA NA ESCOLA (PALESTRA)
PALESTRA NO COLEGIO 1º e 2º grau “LIA THEREZINHA MERÇON ROCHA”
01- EDUCAÇÃO + sociedade;
02- FAMILIA + ESCOLA;
03- GLOBALIZAÇÀO: atacar em bloco. As autoridades constituídas, as forças do bem precisam se unir contra as forças do mal, dos desordeiros, dos vândalos, terroristas etc
(1º Exemplo: PC + MP); (2º Exemplo: POLICIA INTERATIVA). Se o mal prevalecer o caos instalar-se-á.
04- PARCERIA COM OBJETIVO DE:
- fiscalizar/cobrar/participar/bloquear/protestar
- EM SÃO PAULO há um movimento de boicote às novelas obscenas da Rede Globo e estão conclamando às famílias de bem a aderirem a “UM DIA SEM TV” no dia 1º de maio/2001. (TEM ISSO A VER COM OS ESTUDANTES?) – Tem, a TV tem influenciado há décadas.
05- VOLUNTARIADO: 2.001 - Ano Internacional do Trabalho Voluntário:
- não esperar pelos governantes;
- situação caótica em geral;
- só união faz a força;
- a Escola também é nossa;
06- O QUE FAZER?
- Listagem e planejamento
- Estabelecer prioridades
- Como? quando? onde? quem participará? quem apoiará? está de acordo com a lei? fere lei vigente? modelo: quem fez igual? podemos adaptar ao nosso contexto ou substituir?
07- MINHA CONTRIBUIÇÃO PESSOAL (a título de ilustração):
- (1) Realizei, em meu veículo, um passeio com a turma do 3º ano científico/2000 (ano passado), com o acompanhamento da (Professora Ercília Maria Pastore)
- (2) Concedi frete grátis para a Escola, carreando feixes de cana, que foram moídas para confecção de garapas na festa do colégio “Lia Threzinha Merçon Rocha”;
- (3) Conduzi, também, em meu veículo, alunas da 7ª série, num Domingo, dia 22 – 04 - 2001, até a localidade rural de “Assunção”, no Distrito de Piaçu).
08- MINISTRO DA EDUCAÇÃO SE PRONUNCIOU ASSIM: “A escola pública é boa, quando os pais também participam”.
09- Alguém disse que deve haver OITO (8) REUNIÕES com as famílias por ano, ou seja, UMA (01) REUNIÃO A CADA 45 DIAS;
10- A CULTURA NO BRASIL (cidades sem lazer e sem cultura):
Em algumas cidades o teatro e o cinema acabaram; outras cidades nunca tiveram. O que ficou hoje: 82% das cidades não têm museu: 84,5% não têm teatro e 92% não têm cinema. (DADOS DO IBGE, JORNAL DA GLOBO DE 17 – 04 - 2001).
11- PONTO IMPORTANTE: NÃO SE CONFORMAR COM O “STATUS QUO”/ Com a situação, com o estado de coisas em que estas se encontram, se não tudo “vai por água abaixo”.
11.1 - manter os limites para os filhos: este princípio está contido em Pv 29.15: “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”. (Entenda-se que “criança entregue a si mesma” é aquela que faz o que bem entende, não ligando a mínima para a autoridade dos pais, aos quais ainda estão subordinados). Outro exemplo bíblico: O fato do rei Davi nunca ter corrigido seu filho Adonias, este suscitou revolta de seus súditos contra ele, a fim de destroná-lo. Como também ocorreu com Absalão – “passou a mão na sua cabeça”. Davi não corrigia e nem impunha limites em seus filhos. Foi um excelente rei, mas um pai que deixava a desejar.
11.2 - Brecar ou protestar para não dar cordas! (DESVALORIZAR, FINGINDO QUE NÃO SABE OU VERBALIZANDO O PROTESTO!)
12- E S C O L A: ainda predomina:
01- irresponsabilidade
02- irreverência
03- desestímulo (característica de Muniz Freire)
04- sem ânimo ou iniciativa sem “acabativa” (JORNAL FOLHA DO ESPIRITO SANTO, p. 3, de 25-2-01, de Cachoeiro)
05- desobediência
06- rebeldia ou violência. (Entrevista na TV, quando alguém disse que os desenhos animados influenciam mais ...)
07- “desplugamentos” ( = DESLIGADOS / DESATENÇÃO)
08- Conversas fúteis ou alheias ao ensino de sala de aula, que não levam a nada! (“Mais amantes dos deleites, do que amigos de Deus” é o contexto dos “últimos tempos”).
09- Sensação de informação, devido ao excesso de informação (que pode levar à deformação!) (Ex. Correria de concursos, bancas, TV, rádio, turismo etc)
10- Experimentação de: violência/drogas/ sexo ... Drogas - (loucura) ... dá polícia/sofrimento à família/ morte precoce (Ec 7.17)
- Alguns dizem, quando ouvem que cigarro e drogas matam à prestação, o seguinte: “Vou continuar com este vício, porque não estou com pressa de morrer!” (Veja a resposta para esta postura, ou seja, para quem se esconde atrás desta frase feita!): é que as últimas pesquisas chegaram a um consenso que demora-se 25 a 30 anos para se acusar câncer provocado pelos vícios, mas depois que acusa, a pessoa só dura no máximo TRÊS ANOS!
Sexo – Em Eclesiastes 3.1 ss lemos que “há tempo para tudo debaixo do sol”). Há uma ordem para tudo / Há que se considerar também a responsabilidade humana / É muito fácil criar problemas para outros resolverem. Ex. Pensões ou auxílio natalidade para o governo pagar! Tirar da minha responsabilidade para outro resolver! (Isto significa que O DELEITE É MEU, OS CUSTOS SÃO DO GOVERNO, MAS SE ESQUECEM QUE AS DORES E AS DOENÇAS TAMBÉM PODERÃO SER DE QUEM FAZ MAL USO DISSO, ou seja do sexo!
Muniz Freire, 24 de abril de 2001
Fernandinho do forum