Cruzeiro do Sul anuncia novo caderno, mais cor e renova quadro de jornalistas

Com mais de 103 anos de vida, um dos principais jornais do Interior de São Paulo - o Cruzeiro do Sul - anuncia um pacote de reformulações e avanços, programados desde o final do ano passado. A redação ganhou novas instalações , um moderno sistema editorial e com a ampliação do parque gráfico, o jornal terá maior disponibilidade de cores. Informa Eugênio Araújo, consultor editorial, que a melhoria tecnológica permitirá ao jornal Cruzeiro lançar, já em março próximo, seu Caderno de Economia - quatro páginas coloridas, contando com colunistas de peso como Celso Ming e Luís Nassif. Diário, o novo caderno trará contracapas temáticas a cada edição, como Pequenas e médias empresas, Agronegócios, Trabalho, Informática e Terceiro Setor. O novo Caderno será editado por Valdecir Rocha Pinto.

Também as páginas 2 e 3 do jornal foram reformuladas: ganharam cor, mais espaço para os leitores e permitiram explorar melhor colunas como as de Dora Kramer, artigos qualificados, editorial e os painéis de política nacional e regional.

A reformulação atingiu também o quadro de profissionais: deixaram a Redação os editores José Maria de Almeida (Brasil-Mundo e Geral), Doraci Sola Galera (Esportes), além da Colunista Social Angela Fiorenzo e da repórter Márcia Belmello. Os editores foram substituídos por jornalistas do próprio Cruzeiro: Admir Machado é o novo Editor de Brasil-Mundo e Armando Rucci Filho é o Editor de Esportes. Ao mesmo tempo, três repórteres foram promovidos a subeditor: Adriano Catozzi (Esportes), Marcel Stefano Tavares (Economia) e Eduardo Santinon (Sorocaba e Região). Para a coluna Social o jornal contratou a jornalista Luciana Capelini.

A equipe de reportagem foi reforçada por quatro novos profissionais, após criteriosa seleção feita pelo comando da redação. São eles: Regina Helena, Carolina Santana, Maíra Fernandes e Fernanda Ikedo.

O jornal aposta no treinamento e qualificação profissional para avançar com qualidade. Assim, fechou o ciclo de Oficinas de Redação, a cargo de Eduardo Martins, autor do Manual de Redação e Estilo do Estadão e agora, no começo de março, receberá em seu auditório o jornalista Marcelo Beraba, ombudsman da Folha de São Paulo e da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Lembra José Carlos Peyres, presidente da Diretoria Executiva do Cruzeiro do Sul que, com tiragem diária em torno de 30 mil exemplares, o jornal está entre os três maiores jornais do Interior de São Paulo e integra a rede de 16 jornais ligados à APJ - cuja tiragem diária somada ultrapassa os 320 mil exemplares, chegando a 440 mil aos domingos.

José Carlos Fineis - Assessoria Técnica

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 27/02/2007
Código do texto: T395939