MORAR NA ÁREA URBANA NÃO GARANTE CIDADANIA ...


Tem sido comum acharem que uma pessoa deva morar na área urbana de um município (cidade), pra ter direitos de cidadão (ou cidadã)...

Infelizmente, a exemplo do que acontece com muitas outras palavras, com a palavra CIDADANIA não poderia ser diferente...

Vivemos a ditadura do aqui e agora e, lembro que quando morei na cidade (vindo da área rural do município), era meio constrangedor dizer que era oriundo da roça... Lembro até da história de duas pessoas da mesma família, do mesmo sítio que uma dizia que havia nascido na maternidade da cidade e a outra havias nascido no sítio pelas mãos de uma parteira...

Lembro ainda que alguns anos depois, cumprindo expediente em uma escola da rede estadual, era grande a correria de pessoas atrás de documentos que pudessem cumprir os requisitos pra aposentadoria como agricultor ou agricultora e, no documento de3 matrícula dos filhos não constava que os pai ou a mãe fossem do campo, mas da cidade...

Em meu achômetro, o exercício da cidadania tem muito mais a ver com o caráter de uma pessoa do que com sua localização geográfica...

Saí do campo em 1968 e, ainda hoje mantenho características de quem é natural da região sertaneja...

Em nosso país, pensam que cidadania teria a ver apenas com morar numa cidade, diferenciando (a pessoa) de quem mora na área rural... Assim, passa o tempo e a compreensão não avança, e tem gente que acha que ser cidadão tem a ver com receber benefícios, jamais com cumprimento de deveres e obrigações - Mui6a gente sonega imposto, dizendo que isso seria um dever do cidadão...

Analise o perfil do pessoal envolvido no mensalão e outras falcatruas, e veja quantos sertanejos do campo estão lá...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/10/2012
Código do texto: T3951417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.