SE ALGUÉM MANDA ...
 


 
Em meu achômetro, conforme disse no texto anterior: NÃO NASCI PRA MANDAR...:

Possivelmente nossa sociedade é constituída de gente que manda (uma minoria) e de gente que é mandada (um grupo inumerável), havendo ainda pessoas que não fazem parte de um grupo nem do outro (pessoas que nem vivem em cima do muro, nem querem fazer parte do grupo dos mandões)...

Numa sociedade assim, existe um excelente instrumento – o mandômetro, que está sempre nas mãos de quem manda, impondo leis, normas, regras e, especialmente ajudando a estabelecer limites a quem desfruta um pouco de liberdade...


Não estou falando do velho oeste americano, lugar dos famosos filmes de bang–bang, com a célebre frase: atire primeiro e pergunte depois...


Estamos no Nordeste Brasileiro, uma região que tem de tudo um pouco, fartura mesmo, de alimentos (inclusive de água): Farta arroz, farta feijão, farta milho, farta dinheiro pra comprar comida, farta água pru modi a gente nbeber, se muiá ou dáq prus bichus... Aqui manda quem pode e obedece quem tem juízo... Na roça é assim mermu...


Como natural da terrinha, descendente de pequenos agricultores de economia familiar, entendo que a, melhor solução poderia vir através da liberdade ao nativo para empreender e, em nossos Arraias, se acostumou aos favores do maior para o menor (especialmente grupos políticos que através do tempo conseguiram fabricar um negócio chamado de indústria da seca... O pobre não ganha, mas quem manda recebe muitos recursos e distribui favores políticos...

No passado éramos uma terra de coronéis e no presente de doutores, que as vezes conhecem menos da realidade local
que o morador (nativo da terra), mas foi o doutor que frequentou durante algum tempo, os bancos de uma escola na cidade grande...


O texto poderia ser maior, mas ao invés de esticar o assunto, espero que o leitor espiche sua capacidade de pensar e analise se seria impossível sobreviver aqui...


SE ALGUÉM MANDA NÃO IMPLICA TER CAPACIDADE PARA ISSO; certamente, é comum ter poder de banganha de votos... Por isso, não seria impossível tanta miséria e dependência por aqui pelo sertão... Inclusive falta de liberdade de ser diferente, que em muito desestimula a tão necessária mudança social...

Por essas e outras, direi ôxente esse minino...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/10/2012
Código do texto: T3949569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.