Pais&filhos
Quando você é apenas um pobre recém-nascido, seus pais tentam definir todo o seu destino. Eles pensam em ti como um político, um médico de grande porte e até mesmo alguém que ganhará o prêmio Nobel da paz. Eles querem tomar decisões por você. E conseguem, até que você cresce. Diz para eles que vai fazer algo diferente como Jornalismo ou Filosofia… Que não gosta de Matemática e, portanto nem pensa em cursar algo como Engenharia.
Você se mostra uma pessoa difícil para eles. Não é sua culpa, é só que agora você tem um cérebro. Uma mente formada, que toma suas próprias decisões. Certos pais simplesmente não estão preparados para ter filhos incomuns. Eles piram, te amaldiçoam com pragas fortes. Eles te recriminam por você ser algo que eles não querem que seja. Eles não entendem o significado do não. Eles te proíbem de desapontá-los. E no caso, te decepcionam o tempo todo.
Na incubadora, fizeram projetos enormes para ti. Que iria ser uma criança quieta, um molde lindo formado pela mão dos dois. E hoje, quando você diz que não quer ir ao ponto de ônibus buscar um parente, você é ruim. Quando fala que não gostou daquela camisa cor de abóbora que eles tantos amaram, você é o cão chupando manga. Negações para eles não são levadas a sério, eles definem todas as suas discordâncias como desobediência. Se acham os donos da razão, então se você for na rua num momento em que eles não queiram e cair no chão, evite chegar em casa cedo. Se levante, porque mesmo te amando… Eles vão rir de você. É um amor realista, porém, que muita vezes te machuca e te leva ao fracasso.
Não é só um namoro que pode te deixar mal. Seus pais são fortes o suficiente para te derrotar, para acabar com a sua auto-estima. Você vai amadurecer e talvez agradecer porque não se tornou um trombadinha ou foi levado pelo mau caminho, mas vai ter marcas de uma educação rígida e destrambelhada. Por isso, meu amigo, a única saída é fingir que eles estão com a razão sempre, como realmente acham estar. E aí vai outro conselho: supere-os. Prove para eles que você é mais do que pensavam, tenha um bom sucesso profissional, saiba escolher a pessoa certa. Vire o jogo, faça-os dependerem de vocês. Eles irão dobrar a língua e todas as suas broncas serão depositadas no lixo, todas mesmo.