O EGO É ÂNIMO A SER DOMESTICADO

"Nossa! Adorei a crítica, muito obrigada pelas dicas. Ganhei um professor? Obrigada de coração. Sinta-se abraçado por mim.

08/06/2012, 10h42min – Cirleide Campos.

Para o texto: A CADELA DE ESTIMAÇÃO (T3711907)

Autor: Joaquim Moncks.

Querida confreira! Saúde e paz! Estranhei, ao ver os meus "comentários expedidos" e não logrei encontrar o meu trabalho crítico enviado ontem e saudado por ti, conforme acima. Voltei ao pé de teu texto (o comentado) e também não encontrei o que havia postado... A prática, no Recanto das Letras, é a manutenção dos comentários de análises críticas, que acabam sendo os nossos ARQUIVOS DE CRÍTICA, na chamada "Escrivaninha do Escritor", e é lá onde arquivo os estudos sobre textos de terceiros. Peço que vás até os teus "comentários recebidos" e, logo após, em "comentários apagados" e, colhido o meu trabalho analítico, faças a remessa via e-mail, Ok? Podes fazê-lo via Recanto das Letras, entrando em minha página, em "Contato". Como não fiquei com cópia em Word, peço que faças essa gentileza. A mim não cabe julgar o teu ato, somente preservar o que é de minha autoria intelectual. Abraços do JM.

08/06/2012, 13h11min - Joaquim Moncks.

Cir, que sejas muito bem-vinda ao Recanto! Aqui, quem desejar realmente escrever com alguma competência, vai encontrar alguma escola, vai obter uma mão amiga e ajuda no longo caminho do preparo para a confecção de um texto comunicativo e envolvente. Nunca esquecer que o leitor/receptor é o destinatário do que escrevemos. É ele o ALVO. Queremos mesmo é ser lidos... E de nada adianta sairmos com subterfúgios ou evasivas: “escrevo pra mim mesmo, para ocupar o tempo, porque não pretendo ser ESCRITOR ou POETA, apenas escrevo”... Quanto a ti, parece-me que possuis a intensidade de palavra dos "condenados ao pensar" e que desejam vir a ser ouvidos. Quanto ao texto em exame: parece-me que não se trata de um "pensamento", e, sim, de um texto que poderia ser classificado como "Prosa Poética", mesmo que escrito em versos, como está apresentado. Nele há laivos poéticos superficiais, sem a ocorrência de metáforas profundas ou polivalentes, o que viria a borrifar de Poesia o texto, tornando-o um POEMA (com Poesia), sim, porque a maioria dos que são apresentados como tal não a contém e não deveriam ser classificados como exemplar de Poesia, num site para escritores, mesmo que de todos os níveis. Cuidado com o excessivo uso de reticências. Deixa o leitor fazer o seu espaçamento, fruto de sua hesitação pessoal, quando da sua leitura. Ao demais, este sinal gráfico prejudica em muito a unidade do texto, tornando-o fragmentário. As reticências, quando utilizadas pelo autor, têm de ser bem utilizadas, e moderadamente... O verbo DESCONCERTAR é com "c", e acima está lavrado com "s", o que tem outro significado. O final do texto é bem criativo... Parabéns! Beijos e abraços do poetinha JM.

Para o texto: Sentimentos (T3711527)

Autora: Cirleide Campos.

Poetamiga! Agradeço a tua boa recepção e o acatamento de meu pedido de devolução do que escrevi sobre a tua peça literária. Sim, pretendi que me devolvesses o escrito, certo, porque ele é finalístico, tem objetivo, e estava fora do lugar para o qual havia sido criado. Um trabalho de análise, tal qual um poema, necessita de espaço para estar visível ao público, e o Recanto é esse local, tanto que foi criado para esse fim, há cerca de dez anos. Portanto, o seu mostruário é o pé da página onde foi postado, e não a intimidade dos guardados do autor comentado. Peço escusas pela franqueza e pela sinceridade de minha mágoa. É óbvio que percebo que estás chegando ao RL, e é esta a minha motivação: saudar a novata no espaço para escritores, o que é diferente de um blog pessoal ou de um site de relacionamento, onde se coloca o que vem na cabeça. E é isso que nos permite o Facebook, por exemplo... Realmente, coordenei oficinações de Poesia e lecionei a disciplina de Poética, de 2003 a 2007, em Campo Grande/MS, conforme poderás ver em meu currículo, daí que as abordagens sempre pretendam ajudar os novatos a caminhar na senda difícil da Poesia, especialmente. Porém, no teu caso, não tive essa intenção, escapou-me algo da lavra de conhecimentos e de "condenação ao pensar". Devia ter deixado – como faz maioria – apenas um alô laudatório e generoso ao pé do teu texto. Não devia ter gasto o meu precioso tempo, porém, é do meu feitio imaginar que o cadastrado no site está pronto para receber a análise, publicamente. Até porque serve para que os outros comentaristas – por comparação – percebam que é necessário dar algum estofo aos 'comentários' e, no mínimo, justificar o que se está a afirmar, mesmo sendo uma abordagem estética, na qual mais funciona o intuitivo e o coração prazeroso e desejoso de ser recíproco. Não se espera de um escritor somente o respeito para com o seu texto, todavia para todo e qualquer texto, mesmo que a abordagem lhe pareça instigante pela sua percuciente natureza crítica. O ego é o principal ânimo a ser domesticado nos novos. Todavia, há parâmetros estéticos diferenciados em cada cabeça... Porém, “a virtude está no meio”, como marcaram os latinos: "in medio virtus...". E eu creio ter tido esse cuidado. Mais uma vez peço escusas se excedi o que tens como mediano e aproveitável a um autor...

– Do livro QUINTAIS DO MISTÉRIO, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3926522