TRÊS IMPEDIMENTOS À VIDA MELHOR ...
 
Três coisas importantes (além de inúmeras outras), aprendi em salas de aula:

PRIMEIRA: Não se pode (nem se deve) julgar o passado com os padrões que se usa hoje para avaliar a realidade...

Quando se avalia o ontem, considerando como se faz (a mesma coisa) hoje, se termina causando um entrave pra viver o amanhã. Um exemplo bem claro disso, acontece na área conjugal... Pessoas conseguiram (incluir na legislação) o direito de casar e separar quantas vezes quiserem... Há pouco tempo, escutei um cônjuge viúvo, dizer que nunca tivera o direito de fazer como queria porque a outra parte era sempre do contra e, pensei: Será que ele não estaria como museu, vivendo de passado (?!)...


SEGUNDA: Não é condição aprender o conteúdo completo, após o curso (ao longo da vida) a pessoa irá continuar se inteirando dos assuntos mais necessários (ou mais importantes) do ponto de vista pessoal...

Considerando que sempre me preocupava o fato de não ter o tempo necessário pra assimilar todo o conteúdo, um professor observou que, seria necessário expor todo o conteúdo agendado e, cada aluno, depois do curso, poderia rever (e aprofundar o que tivesse maior interesse)...


TERCEIRA: Nas aulas de pregação, ouvia cada colega ser contrário ao sermão, de forma quer em alguns casos, só não haviam críticas pesadas ao texto escolhido...

Questionando aquele aspecto, pois em muitos casos a mensagem cumpria o objetivo principal, o professor de um dos semestres observou que, um dos meios de alguém superar seus concorrentes, é impedindo de participar de uma disputa – Por isso aquelas críticas faziam com que se eu ficasse intimidado com críticas e desistisse da participação, os concorrentes teriam um adversário a menos, sem esforço algum...


A partir dessas três coisas, (querendo), será possível buscar uma sociedade menos desumana...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/09/2012
Código do texto: T3887719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.