DIAS MELHORES
Você ainda tem esperança de ver dias melhores?
Não me refiro apenas ao conforto material e abundância financeira.
Não apenas dias de fama e sucesso individual.
Não o prazer intenso artificialmente produzido.
Você sonha mais alto?
Sonha com ideais do tamanho do bem-estar coletivo?
Sente o desejo ardente de ver as nossas cidades sendo administradas com eficiência e justiça?
Você imagina que seria possível, em algum lugar do futuro, todas as pessoas viverem libertas de preconceitos, arrogância, violência, criminalidade e de todas as outras espécies de maldade?
É possível sonhar tão alto sem tornar-se alienado?
Será que seria mais sensato defender a tese de que sempre foi assim e assim sempre será entre os humanos?
Nossa história registrou a passagem de diversos sonhadores que voaram bem alto.
Graças a eles, comportamentos hediondos, tais como a escravidão de seres humanos, deixaram de ser vistos como uma prática aceitável e incontestável.
Um desses sonhadores defendeu o amor, a justiça e a paz em escala planetária.
Ele não se limitou ao discurso vazio e alienado.
Ele viveu o amor, a justiça e a paz em cada um dos dias de sua vida entre nós.
Seu nome é o mais falado, porém tão pouco compreendido!
Seus ensinamentos e exemplo serão sempre inspiradores para a concretização de sonhos elevados.
Apesar de seu rosto familiar e tão humano, ele deixou claro que era um extraterrestre.
Não apenas isso. Ele recebeu e cumpriu a missão de restabelecer a conexão entre o reino humano e o reino divino. Colocou em funcionamento o mega plano de “recriar” a humanidade.
Ele desvendou não o genoma humano, mas o código para a instalação de uma conexão capaz de respaldar o comportamento humano no amor, na justiça e na paz. Ele tornou possível a evolução do homo sapiens. Graças a ele, podemos, com os pés no chão, alimentar a esperança de alcançarmos uma nova dimensão de nossa existência, sem necessitarmos aguardar bilhões de anos regidos por uma evolução baseada em leis impessoais e aleatórias.
Ninguém melhor do que ele para entender o ser humano. O inventor e fabricante de uma sofisticada máquina é o mais indicado para esclarecer seu intrincado funcionamento. Imagine então se essa mente privilegiada tivesse a oportunidade de “virar máquina” por algum tempo e sentir na pele o que se passa no íntimo de sua invenção?
Jesus é singular. Ele deixou isso bem claro. Ninguém em sã consciência e sem falsidade poderia ter dito o que ele disse com a maior naturalidade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (João 14: 6)
Há muitas coisas ainda para serem ditas - e certamente o serão - diante de tais palavras tão impactantes. Quando ele as pronunciou, os poderosos de seu tempo o rechaçaram brutalmente. Não imaginavam eles que, ao torná-lo mártir, ajudaram-no a cumprir o item final de sua missão terrena, o privilégio de inaugurar a experiência, por enquanto exclusiva, da ressurreição para a vida eterna.
No mundo visível, ainda é quase imperceptível a revolução silenciosa que Jesus implantou e que já dura dois milênios. Frutos dessa revolução são pessoas de carne e osso com um caráter que vem se aprimorando na prática do amor, da justiça e da paz.
Você já se deparou com um desses frutos?
Oxalá você mesmo seja um desses frutos a iluminar nossa humanidade!