POBRES RICOS!

O mundo ficou estarrecido quando a ONU, no seu relatório sobre a riqueza mundial, concluiu que apenas 1% da população detém a metade da riqueza do planeta. Não deixa de ser um dado que causa grande espanto; mas, ao mesmo tempo, um índice esperado e comemorado até.

A pesquisa do IBGE 2006 estimula a população mundial em torno de 6.800.000.000 de seres humanos. De todas as ideologias “igualitárias” que desmoronaram, e ainda outras que emergirão, a humanidade terá como conseqüências mais e mais desigualdades, visto que nenhuma ideologia política ou social será capaz de remodelar o coração “egocentrado” dos mais favorecidos, em favor dos menos favorecidos. Pobres ricos! Cegos pelas cifras e pelos lucros; surdos pelos gritos dos pregões das bolsas de valores; mudos pela ganância de quererem sempre, sempre, e cada vez mais. Pobres ricos! Cegos de amor, surdos de generosidade, mudos de desapego.

Urge uma análise profunda deste modelo brutal e desumano. O neo-liberalismo associado à globalização, constituem os dois cânceres mais mórbidos da sociedade atual. Equilibram-se, não sei de que maneira e até quando, em duas estruturas ápodes que consomem e se consumem: o ter e o poder. Antigamente o tripé seria a condição mais estável, adicionando-se o prazer. Prazer de quê? Não se tem mais tempo a não ser de correr, correr e correr atrás do dinheiro, para não ficar atrás. E os infartos, AVCs, aneurismas, stresses, obsessões, distúrbios psicossomáticos, suicídios, vão engrossando a lista dos bilionários. Qual a finalidade de todas estas fortunas? Deveriam ser felizes, realizados, alegres... Pobres ricos! Pobres de alma e ricos de bens. De que vale? Lembrem-se que o Banco de Deus não transaciona com dinheiro em espécie, cheques, cartões de crédito, notas promissórias, carnês títulos, ações do mercado financeiro... Mas tenha certeza que um dia você ouvirá da boca de Senhor esta sigla: CPMF. E quando ouvir assuma as suas ações enquanto estava por aqui. Como Pode Meu Filho? O que você responderá?

Os bens da terra são de usufruto de todos, sem exceção. Deus criou tudo para todos, e não só para este 1%. Abre o teu coração, pobre rico! Deixa Jesus tocar na tua alma. Tu és responsável pelos 99%. Abre os teus olhos e divide o teu lucro; escuta o grito, o apelo dos oprimidos e marginalizados; fala palavras de esperança, de desapego e de partilha. Fala e age. Aí sim, o mundo terá uma nova perspectiva. Vocês continuarão ricos; mas os pobres passarão a ser menos pobres; os miseráveis, menos miseráveis. O Ser Humano necessita obrigatoriamente de condições de uma vida digna, seja ele quem for, pois acima de tudo, é filho de Deus.

Quando isto se tornar realidade existencial, a existência de vocês adquirirá um novo sentido e uma nova direção. E nesta metanóia estará incluso um novo nome. Em vez de pobres ricos, vocês serão ricos pobres. Ricos de amor, pobres de bens. Assim, a igualdade se aproximará.

ALMacêdo

Antonio Luiz Macêdo
Enviado por Antonio Luiz Macêdo em 13/09/2012
Reeditado em 13/09/2012
Código do texto: T3880713
Classificação de conteúdo: seguro