A ESCOLHA DE LÍDERES - Continuação 3 ...

Os primeiros passos escrevendo textos, aqui no Recanto das Letras foram dados no final de 2007 e achava que seria apenas mais uma experiência como tantas outras... E, de lá para cá, são quase cinco mil textos...


ASSIM, posso usar o exemplo como ilustração mais fácil de ser entendida, quando estou falando sobre algo tão delicado, quanto à questão da liderança... Não estou querendo dizer que seja necessário ser o alvo das atenções (querendo ou não, a pessoa pode ser alvo de atenções)... Problemas podem ser consequência da motivação pela qual alguém ocupa posição de liderança...


É possível observar alguns princípios que estão presentes em funções liderança:


1 . NA ESCOLHA DE LÍDERES se deve considerar que, uma pessoa deve chegar à posição de liderança por que isso deve ser melhor pra todos e não por conveniências pessoais de quem almeja a posição ou de quem seja beneficiado por isso;

2 . O VERDADEIRO LÍDER deve ter o compromisso e a responsabilidade de colocar o avental pra servir aos excluídos da sociedade ao invés de fazer média com amigos e simpatizantes (como é muito comum ouvir falar em época de eleições), em relação a candidatos;

3 . Conforme, registro através da história, em diferentes épocas (e lugares), O INTERESSE MAIOR DE QUEM LIDERA é ter poder ou facilitar o poder de quem manda... Como exemplo, diria que, por incrível que pareça, em tempos mais recentes (até um ou dois séculos passados) em algumas partes do mundo, pseudo líderes do regime político que governava, chegou a mandar que mudassem os livros de história pra não desdizer o que eles queriam dizer...


Posso dar o exemplo do que aconteceu certa vez... O campanha pelas eleições avançava e o vale–tudo pelo voto era comum... Num caso assim, eu estava disputando uma função no grupo e, alguém estava desempregado (e na pior), precisava que alguém pagasse sua conta de energia (e, não tive dúvidas: a necessidade da pessoa era imensa) e, que pagasse ou não sua conta, o voto seria meu e, naquele momento vi sua necessidade (e não o que alguém pudesse falar)...

Na hora do voto, pessoas do outro lado, colaram nos pés do carente (e não sei o que decidiu), mas, tive a consciência do dever cumprido e, acho que as regras existem pra conter abusos; jamais pra impedir que se faça o que se deve fazer...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/09/2012
Código do texto: T3868166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.