DEFININDO EXCLUSÃO SOCIAL ...

No texto anterior: CHEIRO DE EXCLUSÃO SOCIAL... (e em outros textos), temos falado sobre essa questão sem definir o que queremos significar por exclusão social...

Acho oportuno dizer o que entendo pela expressão:

EXCLUSÃO SOCIAL, em meu achômetro, significa impedir o acesso de alguém a alguma coisa que seria direito de cada um... Por exemplo: Sou filho de pequenos agricultores pobres do sertão nordestino e, naturalmente seria um excluído da sociedade, mas, até hoje não me senti excluído porque (ao longo da vida) já tive oportunidade de alcançar muitos patamares que naturalmente estariam vetados pela condição social em que sempre estive (especialmente, sempre faço questão de dizer de onde sou procedente, evitando, contudo, fazer uso de benesses exclusivas de quem é descendente de pequenos agricultores – Por exemplo: arranjar algum documento da terra de parentes, pra conseguir algum financiamento destinado a agricultores ou comprar algum carro com descontos especiais)...


Em meu achômetro, a questão da exclusão social é um dos graves problemas no país e, nós vivemos o sistema, acomodados às compensações econômicas que estão disponíveis... Por exemplo: Alguém pode ser excluído da sociedade, mas dará sempre um jeitinho pra levar alguma vantagem...


Temos bolsa disso e bolsa daquilo outro, valer disso e vale daquilo outro, etc... O normal seria, mesmo custando um pouco mais, libertar o ser humano, pagando melhores salários...


Por exemplo: Bolsa Estiagem (?!) – um programa prometido pelo Governo Federal (ainda não beneficiando o município onde moro) destinado a quem é do campo...

Gastar um pouco mais é destinar recursos de forma normal, independente da situação... Por exemplo: Em nosso país temos cota (no vestibular) pra estudantes isso, aquilo outro, etc... Quando o normal seria lutarmos por condições iguais para todos, dando condições a todos de lutar por melhores níveis...

POR ISSO, evitando ser extenso no texto, entendo que muitos problemas serão evitados com uma estrutura social coerente... Da forma como as coisas estão, não poderia haver menos EXCLUSÃO SOCIAL do que existe...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 04/09/2012
Código do texto: T3864540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.