SÁBIAS, INFELIZES OU NEFASTAS?

Sábias, Infelizes ou Nefastas?

(célebres frases, que define quem as profere...ou não?)

Escolhi para o leitor, 20 frases das milhares existentes, criadas ou usadas por pessoas de caráter comprovadamente duvidoso, "QI" geralmente baixo e índole claramente má.

Frases ditas, não somente, por pessoas de pouca cultura, nenhum poder político, bem sucedidas ou não, classe social baixa, média ou alta, detentor de título de nobreza, ou ainda ocupantes de posição relevante, na sociedade e ou poder público.

Independentemente de tudo isso, tais frases vão sendo criadas e utilizadas no dia a dia dessas pessoas, de uma forma usual, que chega a causar espanto, aqueles que são radicalmente contrárias a elas e a tudo o que representam no ponto de vista humano, social e cristão.

Permita-me caro leitor que eu as apresente, a fim de que com a sua visão crítica apurada, as classifique como “frases sábias, infelizes ou nefastas”

EIS AS FRASES E O QUE PENSO SOBRE CADA UMA DELAS:

1 – Eu não vim ao mundo, para consertá-lo...

- Frase própria de políticos administradores públicos, tentando justificar a sua omissão e descaso, ante os problemas de sua alçada, se pautando não, no que pode e deve fazer em prol da coletividade, mas, no que o seu antecessor não fez. Políticos iguais a esses, bem deveriam ser esquecidos pelo povo;

2 – Nós já não temos nada a ver!

- Frase muito proferida por ele ou ela de milhões de casais, ao se depararem com crise em seu relacionamento, muitas vezes, por culpa única e exclusiva de quem a profere;

3 – Se não der certo, o divórcio está aí mesmo

-Frase muito em uso na época atual, quando os valores morais e o sacramento do matrimônio, já não são levados a sério... para muitos, a

instituição do matrimônio faliu e o casamento, tornou-se apenas um evento social.

vale lembrar: “quem se casa por amor, sequer pensa em divórcio” e o matrimônio permanece firme como uma rocha, enquanto existir as duas vidas;

4 – Esse procedimento é de praxe, todo mundo faz!

-Frase típica da pessoa desonesta, tentando justificar o seu mau costume e mau caráter... isso acontece mais freqüente, com quem lida com a coisa pública;

5 – Quem sou eu, para discordar?

-Frase muito comum de pessoas, que por pura incompetência, comodismo ou puxa-saquismo, preferem ficar em cima do muro, não tem opinião própria, (se tem não a emite) e assim, comodamente ou covardemente, concordam sempre com a pessoa da qual é subalterno ou que exerce influência sobre elas, auto se declarando um alienado, sem opinião, sem ponto de vista, sem nada!

6 – Lá em casa, só quem canta é o galo

- Frase típica dos “machões”, que por não se adequarem ao difícil, mas nobre exercício de uma vida a dois, saem com essas frases absurdas, muitas delas nascidas da boca dos freqüentadores assíduos de salões de jogos e botecos da vida, onde passam horas a fio, gastando o que lhe cabe o que cabe aos filhos e esposa, que ficam em casa, com todo o peso dos afazeres com as crianças, como que ela, a esposa, as tivesse feitas sozinha;

7 – Onde come um, come dez

-Esta é a frase mais usada por quem fez filhos demais e além das suas posses de pelo menos alimentá-los, sem medir as conseqüências e agora vem com essa... o comer de um, jamais matará a fome de dez ! isso, é mera desculpa, de quem não soube interpretar o “crescei e multiplicai“ .

8 – Se conselho fosse bom, era vendido!

- Frase própria da pessoa pessimista e descrente, de que mesmo em um mundo cheio de maldade, sempre é possível encontrarmos pessoas de bom coração e boas intenções, querendo nos ajudar com bons conselhos, boas sugestões e palavras de conforto, que muito nos ajuda a superar obstáculos e vencer nossas crises.

9 – Os fins, justificam os meios

Sobre esta frase eu fico muito triste em saber que um meu semelhante, possa adotar uma frase tão infeliz como essa. os fins só justifica os meios, quando ambos são pautados nos princípios que regem a moralidade, a dignidade, a justiça e a paz. do contrário, essa frase não se justifica... isso é mais que triste... é imoral

10 – Façais o que mando, mas, não faça o que eu faço

– Quando ouvi esta frase aos 13 anos de idade em 1965, diziam-me que padre era quem falava assim. naquela época, apesar da minha pouca idade, eu a questionei... hoje, não a suporto. essa é a frase predileta dos falsos líderes religiosos, que pregam uma coisa e vivem outra.

11 – Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe

- A frase preferida dos acomodados, dos preguiçosos e dos que nada querem da vida... cada um de nós, deve querer saber mais, jamais deixar de agradecer a deus, por colocar em nosso caminho, pessoas prestativas que nos ensina algo de bom e que só engrandece beneficiado e beneficente, como pessoa e como ser humano.

12 – Eu não to nem aí!

- Frase própria do inconseqüente, que não encara os problemas a sua volta, por covardia, comodismo ou pura preguiça. esses são os chamados “os parasitas da vida”;

13 – Agora, você que se vire!

– Dá as costas aos problemas ou jogá-los nas dos outros, é atitude própria da pessoa sem espírito humanitário ou solidário, além de se revelar uma pessoa irresponsável e cruel.

14 – Vou mexer com meus pauzinhos e tudo se revolve!

-Esta é a frase que define bem os poderosos que abusam do poder em benefício próprio, dando evasão ao seu mau caráter, sua falta de ética... assim, manipulam as pessoas, desrespeitam as leis ou as revestem a seu favor, nas situações adversas... pessoas assim, contribuem substancialmente para que menos se confie no sistema;

15 – Eu quero é ver o circo pegar fogo!

- A frase nº 15 no sentido conotativo ou não, se quem a proferir for ao menos o palhaço de circo, foi muito infeliz, ao pronunciá-la... sem circo, não haveria espetáculo e sem espetáculo, não há vida... a vida em si, é o maior dos espetáculos... é bom lembrar: “o que faz bem aos nossos olhos,

ás vezes faz mal, não somente aos olhos, mas, a todo o ser de outras pessoas”;

16 – Em briga de marido e mulher, não se mete a colher!

-Sobre a frase 16 ,tem um ditado que diz: somos responsáveis por tudo o que nos cerca... portanto, essa frase 16, não justifica a sua existência, ou pelo menos foi muito infeliz quem a criou. se eu não vejo graça alguma na briga dos meus visinhos e sei que posso contribuir para acalmar os ânimos dos dois, por que ficar omisso ? então, se o marido ameaça matar a esposa, o que parece mais sensato ? ligar para a polícia, para algum parente, ou ficar com a consciência pesada, caso a ameaça do marido venha a se confirmar, quando pude evitar e não o fiz? Todavia, existem casais, que gostam de brigar, ameaçam o cônjuge de morte e nunca acontece nada, voltando às boas, quando a raiva passa. Quando é assim, procede o dito e ao presenciarmos uma briga entre casais desse tipo, só nos resta lamentar e assistir de camarote esse espetáculo ridículo. há quem goste desse tipo de espetáculo e indigno de quem um dia, jurou perante deus e a sociedade trilhar junto a estrada da vida.

17 – Ninguém tem nada a ver com a minha vida

Lá isso é verdade! desde quando quem profere tal frase, não prejudique alguém, com a sua vida do jeito que é. caso contrário, qualquer pessoa que se sentir prejudicada, tem tudo a ver com a vida de quem a prejudica.

18 – Na guerra ou no amor, vale tudo

-A frase 18, deve ser irmã daquela que diz, que “os fins justificam os meios ”. isso não é, nunca foi e espero que jamais seja assim... vitórias conseguidas de maneira ilícita, não são vitórias, são derrotas... o material ganha, mas, o espiritual perde. agora eu pergunto: - quem permanecerá para sempre, a matéria ou o espírito? Pense!

19 – Sou católico, mas não vou à missas, não gosto da homilia do padre.

Esta é a frase preferida por“ católicos de fachada”, que está muito mais, para um bom ateu. Se a igreja é a casa de Deus e vamos lá para junto com os irmãos, louvarmos o Senhor, o que a homilia do padre tem a ver com isso? acaso a igreja é o padre, ou todos nós ?

Sabe, acho que isso é desculpa esfarrapada de quem ainda não se decidiu que caminho seguir, e não querendo se comprometer, sai com essas. Exercer a fé em qualquer religião, é sinônimo de comprometimento e tem pessoas que correm léguas de compromissos, principalmente com coisas ligados a pouca fé que possuem. Assim, para se livrarem do Santo Sacrifício da Missa e outros sacrifícios próprios de quaisquer religiões, criam a sua religiãozinha particular, na tentativa de justificar o seu comodismo e a sua preguiça. Sem falar, nos que mudam de religião como se muda de partido político. O pior, é que em cada nova religião a que se engaja, diz com falsa convicção: - “Agora eu encontrei Jesus!” Santa ignorância, Jesus, esteve e sempre estará, no lugar que o procuremos. basta apenas, que tenhamos fé e desejo sincero de encontrá-lo;

20 – Você sabe com quem está falando?

- Essa eu deixei por último, de propósito, por considerá-la a mais infeliz das frases em questão, que uma pessoa que detém o poder ou posição social possa proferir...Tenho muito que agradecera Deus,pois até hoje, após cinco décadas de vida, jamais alguém fez-me tal pergunta., pois se assim vier acontecer, independentemente de quem seja, ouvirá de bate pronto, a seguinte resposta: - Sei perfeitamente com quem estou falando... “Eu falo, com um perfeito imbecil!”

PARA REFLEÇÃO:

Ao apresentar mais um texto do estilo crítico / polêmico, espero sinceramente que o leitor, faça uso do seu senso crítico, não para concordar com o que acho de cada frase aqui exposta,se assim fosse, o próprio texto, não justificaria o seu estilo literário... O discernimento deste texto, poderá permitir que o leitor possa quem sabe tirar dele, alguma lição, que o ajude a melhor pautar a sua vida, na busca da verdade e da sabedoria que nele possa está contido, ajudando-o num melhor entendimento ao que ouve e lê por ai., quando isso possa facilitar a busca incessante do bom e salutar relacionamento com o seu próximo e principalmente com seus familiares.

São pequenas e simples receitas como esta, que nos ajuda na caminhada com os irmãos, nos faz respeitados pelos homens e amados por Deus, que nos criou e espera o melhor de cada um de nós.

Leitor, que o seu nascimento seja uma prova do poder e glória do Criador, jamais um erro. Mesmo porque, Deus é infalível e infinito em tudo: Deus é onipotente, ( detém todo o poder sobre o universo),; onipresente ( está em todos os lugares, no mesmo espaço de tempo) e onisciente ( Deus detém o conhecimento absoluto de todas as ciências e todo saber emana Dele) Cabe portanto a você em sua passagem por este plano terrestre, crê nessa verdade... Aí e somente assim, terás garantido o passaporte que te credenciará ao convívio dos eleitos de Deus.

Carinhosamente,

Um teu irmão em Cristo,

Jesus Tavares Pinheiro.

Poeta J Pinheiro
Enviado por Poeta J Pinheiro em 03/09/2012
Código do texto: T3862918
Classificação de conteúdo: seguro