Aprendamos sempre

O livro de Fernão Capelo Gaivota, que conta a história da gaivota incompreendida pelo resto do bando porque, em vez de se contentar em lutar pela sobrevivência e cuidar das necessidades básicas, usava o seu potencial evolutivo para aprender a voar melhor e mais alto, mostra-nos algo importante a nosso respeito: nossa vida será pobre se não usarmos o nosso potencial e a nossa inteligência para aprender. Ficaremos limitados a uma existência medíocre e limitada.

Portanto, aprendamos sempre, observemos o mundo, não nos contentemos com respostas simples e prontas. Usemos o nosso espírito e a nossa energia para evoluirmos e ajudarmos outros a evoluírem. Assim como Fernão entendia que as gaivotas haviam nascido para voar, nós devemos entender que nascemos para percorrer uma longa estrada e, enquanto a percorremos, devemos aprender e aproveitar o que temos para enriquecer o nosso entendimento e ampliar nossa percepção do mundo e de nossas potencialidades.

Para isso, é necessário que tenhamos amor dentro de nós. Amor pela vida e pelos que nos cercam. Somente com amor, seremos capazes de notar o que há de grandioso neste Universo e nas pessoas.

Aprendamos sempre. O processo de aprendizado é eterno e, por isso mesmo, nos revela que sempre poderemos evoluir.