Quero aprender com os meus erros

Se dizem que errando é que se aprende, é com eles, (meus erros) que venho aprendendo a me defender da vida.

Desde que nasci que vivo a me defender primeiro da morte prematura, depois da morte por desnutrição, depois da fome, da pobreza, dos vícios que presenciei, da falta de cultura, da falta de educação, da falta de livros, da falta do saber, da falta de ter com quem aprender, de minha cor, de minha raça, do meu nome (nome não prenome), da minha juventude, dos preconceitos; preconceito de ser mulher, ser negra, ser pobre, ser nordestina, e até de ser brasileira. Preconceito de apesar de tudo ter conseguido entrar em uma universidade, de ter um bom emprego, de saber fazer meu trabalho, de não ser omissa, de me valorizar.

Muito cedo aprendi que se não fosse forte não sobreviveria, que se não lutasse não conseguiria, que se não me fizesse de surda não escutaria e as vezes até nem aprenderia.

Crescendo aprendi que errar é humano e que continuar no erro seria burrice. E ai a cada erro que cometia me comprometia comigo mesmo que jamais cometeria o mesmo erro. E mesmo tendo cometido milhões de erros(e continuar cometendo), em todos eles, só prejudiquei uma pessoa, a mim mesmo.

Sei que vou continuar aprendendo com os meus erros até chegar o segundo final...

.... Mas tem um erro que nunca vou me conformar e com esse não quero aprender. É quando se erra por querer... Mesmo sabendo que o que se está fazendo é errado, insiste no erro, e não se preocupa com quem está ferindo, com quem está magoando ou se isto vai prejudicar o seu próximo ou mesmo o seu distante. Esse erro gera a montanha de mortes que existe por aí. Gera as maiores dores que pode existir. Pais perdem filhos, filhos perdem pais, família se esfacelam, governos se corrompem, políticos se corrompem e países vão à bancarrota. Tudo por um erro evitável.

Então fico pensando, se passei por tudo que passei e consegui visualizar meus erros e consegui chegar onde cheguei sem machucar, matar, roubar ou fazer mal ao próximo... Porquê quem tudo tem não pode?