Kardec explica a partícula de Deus (bóson de Higgs)

A ciência deu a chave dos milagres que mais particularmente derivam do elemento material, seja explicando-os, seja demonstrando sua impossibilidade, segundo as leis que regem a matéria; porém, os fenômenos nos quais o elemento espiritual tem parte preponderante, não podendo ser explicados unicamente pelas leis da matéria, escapam às investigações da ciência: é por isso que eles têm, mais que outros, os caracteres aparentes do maravilhoso. É pois nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a chave dos milagres dessa categoria.

O fluido cósmico universal, é a matéria elementar primitiva, da qual as modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Como princípio elementar universal, oferece dois estados distintos: o de eterização ou de imponderabilidade, que se pode considerar como estado normal primitivo, e o de materialização ou de ponderabilidade que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível; porém ainda neste assunto, não há transição brusca, pois se pode considerar nossos fluidos imponderáveis como um termo médio entre os dois estados.

Cada um desses estados necessariamente dá lugar a fenômenos especiais: ao segundo pertencem os do mundo visível, e ao primeiro os do mundo invisível. Uns, chamados fenômenos materiais, são da alçada da ciência propriamente dita; os outros qualificados de fenômenos espirituais ou psíquicos, pois que se ligam especialmente à existência dos Espíritos, estão na atribuição do Espiritismo; porém como a vida espiritual e a vida corporal estão em incessante contato, os fenômenos dessas duas ordens se apresentam frequentemente ao mesmo tempo. O homem, no estado encarnado não pode ter a percepção senão dos fenômenos psíquicos que se ligam à vida corporal; os que são do domínio exclusivo da vida espiritual escapam a seus sentidos materiais, e não podem ser percebidos senão no estado de Espírito.

No estado de eterização, o fluido cósmico não é uniforme; sem cessar de ser etéreo, passa por modificações tão variadas em seu gênero, e mais numerosas talvez, do que no estado de matéria tangível. Tais modificações constituem fluidos distintos que, se bem sejam procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais, e dão lugar aos fenômenos particulares do mundo invisível. Uma vez que tudo é relativo, esses fluidos têm para os Espíritos, que em si mesmo são fluídicos, uma aparência material quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados e são para eles o que para nós são as substâncias do mundo terrestre; eles as elaboram, as combinam para produzir efeitos determinados como fazem os homens com seus materiais, embora usando processos diferentes.

A denominação de fenômeno psíquico, usada por Kardec, exprime o pensamento de fenômeno espiritual, visto que tais fenômenos repousam sobre as propriedades e os atributos da alma, ou, melhor, dos fluidos perispirituais que são inseparáveis da alma. Essa qualificação os liga mais intimamente à ordem dos fatos naturais regidos por leis; pode-se, pois, admiti-los como efeitos físicos, sem os admitir a título de milagres.

Peter Higgs chegou com suas experiências até o ponto intermediário, onde se dividem os fenômenos materiais dos fenômenos espirituais. Com isso, a ciência moderna terá um campo grande a ser explorado nos fenômenos exclusivamente materiais. Alan Kardec forneceu todas essas informações, em detalhes, a cerca de cento e cinquenta anos, já prevendo essa descoberta científica.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 11/08/2012
Código do texto: T3825605
Classificação de conteúdo: seguro