Vestimenta da Alma

Deus é inteligência e amor, o Criador incriado de todo o Universo. Quando Ele criou o Espírito, concebeu-o simples e ignorante. Imaginemos um óvulo colocado no útero materno. Deus criou o Espírito do homem a partir do fluido mais puro do Universo, portanto, Deus é o Pai e o Universo é o ventre divino, no qual fomos gerados; nossa mãe é a Natureza, pois dela foi retirada a essência fluídica dos filhos de Deus, e o Pai, sendo perfeito, não iria criar algo disforme. Ele criou o Espírito e seu corpo espiritual, mas deu ao Espírito o encargo de ele mesmo ir, à medida de sua própria evolução, confeccionando sua veste eterna: o perispírito. Não devemos esquecer que Deus dá o material, mas o alfaiate é que terá de trabalhar sua veste perispiritual, e esta tem de se tornar a veste nupcial do Espírito. Deus, sendo eterno e justo, jamais destrói Suas obras. Ele outorgou essa responsabilidade a todos os Seus filhos, portanto, o perispírito, a veste do Espírito, é confeccionada por cada Espírito com os elementos do corpo espiritual e também do local onde se encontra, por isso o perispírito não é destruído, ele acompanhará o homem eternamente.

O homem jamais será capaz de destruir o seu perispírito, mas sendo uma criação do Espírito do homem, ele tem de cuidar dele,, pois é a sua veste eterna. Contudo, o perispírito pode deformar-se, é maleável, conforme a evolução do Espírito, pois está ligado ao cérebro e ao coração do Espírito criado por Deus. Vamos lembrar este trecho da mensagem de O Espírito da Verdade, constante de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. 6, item 6: “(...) Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio dAquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade.”

Deus é tão bondoso que não quis prender o Espírito ao Seu lado, como fazem os colecionadores de obras de arte, porque Ele é o pai do Espírito do homem e este é a Sua semelhança, porém, sendo justo, Ele não aprisionou, concedendo aos Seus filhos a liberdade, mas também a responsabilidade de cada um lutar pelo próprio crescimento espiritual e isto o homem não compreendeu, ou melhor, alguns Espíritos não compreenderam e escolheram o caminho largo da perdição. O homem tem a responsabilidade de cuidar de algo que Deus criou junto ao seu Espírito, só que esta veste, o perispírito, vai se moldando nos reinos pelos quais passa o Espírito em formação. Vamos imaginar que Deus criou o Espírito do homem já completo junto ao corpo espiritual. Todavia, deu de presente ao Espírito criado um corte da mais fina seda e o modelo para o Espírito ir moldando sua veste eterna. Essa é a maleável argila, no dizer do Espírito da Verdade. Essa veste é que dá o trânsito livre nos mundos pelos quais o Espírito precisa passar.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 11/08/2012
Código do texto: T3824903
Classificação de conteúdo: seguro