Saúde em Português é uma Organização constituída por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde ...

DOSSIER

Informação

Saúde em Português é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, constituída por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, que, desde a sua fundação em 1993, tem vindo a desenvolver a sua acção solidária no mundo lusófono, em ajuda humanitária e ao desenvolvimento.

Para além das acções desenvolvidas na área dos cuidados de saúde, a Saúde em Português decidiu alargar as suas iniciativas de solidariedade e cooperação ao domínio cultural e editorial. Com esse desígnio, deu início, em finais de 2006, a um projecto dessa natureza - a organização de uma antologia inédita de conto cabo-verdiano, coordenado pelo jornalista Francisco Fontes, delegado da Lusa (Agência de Notícias de Portugal) em Cabo Verde entre 2001 e 2004.

A obra, com cerca de 250 páginas - e desenhos propositadamente concebidos pelo pintor Tchalê Figueira -, reúne os seguintes 18 autores, todos eles residentes no pais: Germano Almeida, Joaquim Arena, Tchalê Figueira, Ondina Ferreira, Mário Lúcio Sousa, João Branco, Manuel Figueira, Luísa Queirós, Vasco Martins, Fátima Bettencourt, Kaká Barboza, Ivone Ramos, Carlos Araújo, Vladimir Monteiro, José Vicente Lopes, Marilene Pereira, Leão Lopes e Vera Duarte.

Para além deste contributos, conta com prefácios de Sua Excelência o Comandante Pedro Pires, Presidente da República de Cabo Verde, do Professor Doutor Pires Laranjeira, docente universitário na área das literaturas africanas de língua portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Dr. Hernâni Pombas Caniço, médico e presidente da direcção da Saúde em Português, e de Francisco Fontes, jornalista e responsável pela coordenação da obra.

Dado o cariz da Saúde em Português , concebeu-se um projecto de voluntariado na sua dimensão integral. Convidaram-se autores a escrever um conto inédito , a cederem os direitos de edição com o compromisso de os proventos daí resultantes serem aplicados num projecto de saúde em Cabo Verde.

Pretende-se ainda, parecendo-nos esta uma oportunidade fundamental, reforçar os laços de amizade que há séculos nos ligam a este pais da lusofonia.

Os pedidos desta obra , cujo custo é de 12 euros ( venda directa – desconto de 20% - preço de capa normal 15€), podem ser endereçados a:

SAÚDE EM PORTUGUÊS

Avenida Elísio de Moura, 417, 1.° E

Apartado 4047

3030-183 Coimbra, Portugal

http://www.saudeportugues.pt

saudeportugues@gmail.com

Os proventos conseguidos com a sua venda a ser reunidos com o fim de dar corpo a um projecto de telemedicina cardiotorácica e fetal a desenvolver no Hospital Batista Sousa, em Cabo Verde, com a parceria do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 15/02/2007
Código do texto: T382219