Sarau Cultural do Instituto Julio Prestes

O Sarau Cultural é uma atividade que se realiza uma vez por mês, promovida pelos integrantes de um grupo de estudos chamado Instituto Julio Prestes, nome este dado em homenagem ao nome maior de Itapetininga, cidade onde moramos.

Nossa proposta de estudo é ler e discutir, em conjunto, os textos e ensinamentos do francês Edgar Morin, criador da teoria da complexidade.

Todos os sábados nos reunimos, das 14h30 às 17 horas, geralmente na casa de um de nós. Temos mais ou menos 15 integrantes e o grupo é, felizmente, bastante heterogêneo. O que nos une é a vontade de estudar. Estudantes de 15/16 anos convivem facilmente com adultos e até com um idoso de 81 anos. A troca de conhecimentos e experiências é saudável para todos. Somos ecléticos tb em termos culturais, o que permite que as reuniões sejam um constante aprendizado.

Além do Sarau Cultural, onde os próprios integrantes se apresentam, seja lendo uma poesia sua ou de terceiros, fazendo um resumo de um livro ou uma peça teatral que está escrevendo ou cantando ou tocando um instrumento. Já realizamos tres saraus, um sempre melhor que o anterior.

Além do Sarau o Instituto Julio Prestes - cujo lema é 'à busca do conhecimento' - realiza uma exibição de um filme cult por mês, oportunidades em que, após a exibição interpretamos e discutimos o roteiro.

Vários dos nossos integrantes recentemente montaram um Cine Clube aqui em Itapetininga, com o objetivo de estudar a arte cinematográfica, diferenciando assim, em suas finalidades, das exibições promovidas pelo IJP.

O Instituto Julio Prestes não tem uma diretoria constituida. Todas as decisões são tomadas em assembléias e a convivencia, desse jeito, tem sido absoutamente fraternal há quase quatro anos.

Hélio Rubens de Arruda e Miranda

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 14/02/2007
Código do texto: T380671