O UNIVERSO DO ESCRITOR

Vânia Viana, poetamiga! Agradeço a abertura do tópico com o oferecimento de espaço para os meus questionamentos, em prosa e verso. Grato, também, pela publicação do currículo. Sei que tudo isso representa trabalho e dedicação por várias horas... Tentarei corresponder à expectativa que ora crias (pelo teu escrito de recepção sobre minha obra) aos participantes da comunidade orkutiana “UNI-VERSO DOS POETAS”, em http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=32195325&tid=5769181594495440758&fr=1 Percebo-me filosoficamente hegeliano. Vale dizer: rendo-me aos argumentos, e por força dessa rendição, adiro ao pensamento de Hans Hegel. Acredito na Dialética como fator de aprimoramento do Ser, o que pode dar ensejo a questões várias, e, possivelmente, nos dar algumas respostas. O certo é que podemos nos construir / reconstruir através de uma TESE posta, uma ANTÍTESE em oposição, e uma SÍNTESE possível, através da sedimentação dos opostos. Esta, pelo decurso do tempo e das vivências, tenderá a se tornar uma nova TESE, e logo sobrevirá – para os que estudam e são propícios à novidade pensamental – uma nova ANTÍTESE. Como se pode ver, o mundo se renova pelo pensamento em OPOSIÇÃO. Não acredito no tal "tapinha nas costas", sinal de aprovação como fator de crescimento individual para o artista da Palavra. Proponho uma arte provocativa, pretendendo ser sempre a antítese, o instigador a uma reflexão pontual. Sejam todos os irmãos escribas da "Comu" muito bem-vindos a um universo de crescimento e reflexão, onde a Palavra não se esvai na estética do poema ou na galhardia da frase. Tentaremos mais do que a Beleza, na materialidade da Poesia, representada no poema ou na superficialidade do vocábulo disposto no mero sentido denotativo. Como trataremos de Arte Poética – principalmente – estejamos prontos para o mergulho em profundidade através das figuras de linguagem. Podemos morrer na praia, resultado do esforço para atingir mares encapelados, que são os únicos que podem vir a conter, subjacente, o MISTÉRIO. Este é a razão e busca da Verdade: tentar consubstanciar o viver no mundo da Palavra. Enfim, aceitar o desafio de escrever para além de seu tempo...

– Do livro ALMA DE PERDIÇÃO, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3798512