A fala é como uma canção: tem música e letras

A fala é como uma canção: tem música e letra

Quando escuto uma pessoa, posso dividir sua fala em duas partes; o conteúdo verbal ou o conjunto das palavras, que corresponde à letra de uma canção; e a "música" que acompanha esse conteúdo, formada da entonação da voz, de sua altura, intensidade e timbre, do ritmo das palavras, das pausas entre uma e outra e da respiração.

A linguagem escrita poderia ser comparada a uma canção sem música, só com a letra. É a linguagem falada que ganha vida com a melodia que cada pessoa lhe empresta.

Uma mesma frase pode ser dita de maneiras muito diferentes quando faladas por pessoas diferentes; pode comunicar alegria, tristeza, raiva ou qualquer outra coisa - depende de "como" é dita.

Cada elemento dessa música tem um significado especial - se falo depressa, posso estar ansioso; se faço pausas ou gaguejo, posso estar embaraçado; se falo baixo, posso estar envergonhado e, se minha respiração é ofegante, posso estar emocionado.

Se o ajudador quer captar o máximo da experiência de seu ajudado, deve estar atento a tudo o que ele diz e como ele diz.Que canção está cantando!

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 08/07/2012
Código do texto: T3766483