O legal é ser você

Você, que é adolescente, talvez se sinta deslocado. Você anda com as roupas da moda? Tem aquele jeito que o torna popular? Se não o tem, talvez saiba do que estou falando: você não é como a maioria e isso lhe dá problemas para se enturmar. Por não ser do jeito que consideram legal, riem de você, fazem-no se sentir inadequado e você deve estar se perguntando o que fazer, como conseguir se enturmar.

Infelizmente, nossa sociedade não estimula as pessoas a serem do jeito que são, mas a serem do jeito que a maioria é. Assim, que é diferente, sofre. Eu sei porque eu vivi isso. As outras pessoas da minha idade riam de mim, chamavam-me de doida, inventavam que eu conversava com as paredes, faziam-me gestos obscenos e caretas. Por muito tempo, perguntei-me o que havia de errado comigo, por que eu não podia ser como os outros para me deixarem em paz. Mas eu não consegui. E sabe por que?

Porque eu não sabia ser de outro jeito que não o meu. E, agora, eu percebo que, ser como você é, mesmo quando todos o criticam e zombam de você, requer coragem. E autenticidade. Ser legal não é ser como os outros, falar como os outros, mas ser sincero, expor suas opiniões e defender seus valores se souber que eles são os certos,porque é muito fácil ser igual aos outros. Mas é muito difícil ser sincero, real e livre. Quando você se esforça para ser você mesmo, ainda que isso o torne vítima de incompreensão e preconceito, você mostra que você não quer ser moldado segundo opiniões alheias, mas que tem convicções e princípios sérios. Ser jovem pode ser difícil. Numa idade em que precisamos tanto nos sentir aceitos, ser excluido pode soar como a pior das tragédias. Mas não abramos mão de nossa personalidade para que os outros nos aceitem, façamos o que gostamos de fazer, digamos o que pensamos e não nos envergonhemos de nós.

Lembre sempre disso: você é legal e especial por ser como é. Não tente seguir padrão nenhum nem se adaptar ao que diz uma turma. Você é inteligente, esperto e tem muitas qualidades. Nunca pense que o fato de não ser igual aos demais o torna esquisito ou esquisita. Ser como você é torna você especial. Tenha certeza disso. E, se você não aceita que lhe imponham o que não tem nada a ver com você, você é legal. Ser você é legal, é corajoso, é espontâneo. E digno. Seja você. Sempre.