Princípio de humanidade

Na Natureza tudo se encadeia, é simples e caminha para a unidade. O princípio espiritual criado por Deus, simples e ignorante, precisa adquirir experiências eternas em todos os reinos da natureza física – mineral, vegetal e animal. Devagar, passando por esses reinos, ele vai elaborando sua individualidade e se preparando, como o da germinação, para receber o princípio inteligente. Só depois disso começa para ele o princípio de humanidade, e com este a consciência de seu futuro e a responsabilidade dos seus atos, pelo recebimento do livre arbítrio. Essa admirável harmonia, é que faz a solidariedade em todas as coisas da Natureza. Deus não faz nada sem objetivos ou sem uma utilidade. A sua bondade se estende por todas as criaturas, que têm acesso a todas as oportunidades de crescimento, em todos os reinos da Natureza, e na vida espiritual.

A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação como humano. Depois dos três reinos, o período de humanidade começa, em geral, nos mundos ainda mais inferiores. Essa não é uma regra absoluta, e pode acontecer de um Espírito estar apto a viver na Terra desde o início. Isso não é frequente, seria mais uma exceção. Tudo na Natureza depende em primeiro lugar do merecimento. A justiça de Deus é tão fantástica, que temos às vezes dificuldade para entender, por não estarmos acostumados nem com a justiça defeituosa dos homens.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 01/07/2012
Código do texto: T3755149
Classificação de conteúdo: seguro