O progresso dos animais

Tudo se encadeia na Natureza, de tal maneira que o homem, no estágio que se encontra, não consegue ainda entender a fantástica criação divina. Por um esforço da inteligência e da vontade, pode entrevê-los. O Espírito quando encarna no corpo do homem, transmite-lhe o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais. Existem as duas naturezas no corpo do ser humano. Pelo corpo participa da natureza do animal e dos seus instintos. Pela alma participa da natureza dos Espíritos. Nos animais, a alma é ainda um princípio de existência, e não tem a natureza moral. O homem é um deus para os animais, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens.

A justiça de Deus é tão perfeita, que toda a sua criação - material e espiritual - está submetida à lei do progresso, por isso, tudo se transforma e progride. Da mesma maneira que Deus nunca criou seres destinados perpetuamente ao mal, também nunca criou seres destinados a serem perpetuamente inferiores. O estágio que os animais estão passando, é apenas provisório, para adquirirem conhecimentos, como foi provisório o tempo que passaram como aves e como peixes, por exemplo.

Assim como o homem vai progredindo moralmente, e sendo promovido para mundos melhores, os animais também fazem esse trajeto, até o dia em que Deus lhes dá livre arbítrio e inteligência, e deixam de ser animais.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 01/07/2012
Código do texto: T3754594
Classificação de conteúdo: seguro