GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: SINÔNIMO DE PRÁXIS CIDADÃ

A presente reflexão-ação,tem por objetivo demonstrar um Plano de ação que abre oportunidades para uma gestão democrática,envolvendo competência,qualidade,tranparência e ética,baseado em legislações educacionais vigentes e com essências o envolvimento da comunidade escolar cidadã.Através da pesquisa de campo e da própria análise do alto índice de reprovação, fundamentaremos nossa fala na teoria de Werneck, Hamilton:"se a boa escola é a que reprova,o bom hospital é o que mata."Nosso primeiro passo é reunir todas atitudes "pessimistas" e verificar como podem reverter a situação da escola, fazendo da "coroa" a "cara" da escola.Ou seja,o que está ruim perante a comunidade escolar deve melhorar de forma "otimista".Então, faremos toda uma discussão do PPP da escola e sua coerência.

Todos são agentes dessa transformação,então,devem sentir em que clima estão mergulhados.O segundo passo é refazer todas as frases para mencioná-las num ângulo positivo e construir caminhos para esse fim através da práxis destas,com a participação de todos envolvidos no processo.

E uma escola hoje,precisa estar ligada as transformações do tempo,precisamos considerar as evoluções que permeiam a sociedade.Portanto,para se ter ânimo e persistência é necessário ver as entrelinhas do processo educacional,pensar e repensar a nova empresa-escola desse século...com criatividade,parcerias,informações pertinentes,humildade,sonho,esperança,cidadania e como diz Paulo Freire em uma de suas obras:"A Pedagogia da utonomia".

Para que isso ocorra é necessário que o gestor conheça a escola,sua realidade,seja o medidor da comunidade com equilibrio,transparência,fé,forte e embasado nos objetivos e da missão a serem alcançados de acordo com que todos almejam.

É nesse clima que estaremos alicerçando uma nova Escola,onde o aluno tem prazer em frequentá-la,pois sabe que ali é o momento de questionar,trocar,vivenciar,experimentar,opinar,construir e reconstruir novos conhecimentos que o fará agente de sua própria história e buscar melhorias dentro e fora da escola...uma vez que o PPP da escola deve respeitar as leis que regem o Municipio,Estado e educação nacional como um todo.Afinal todas leis aqui citadas oferecem melhorias ao educando,mas por vezes pela sua má interpretação acabam o prejudicando e deixando a Escola à deriva...a falta desse conhecimento leva ao senso comum e uma gestão sem rumos,ao invés de coência,ética,disciplina,...acaba fazendo o oposto!

Importantíssimos que tenhamos conhecimeentos amplos e específicos sobre LDB,ECA,REGIMENTO ESCOLAR,PROJETO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO,GRÊMIO ESTUDANDIL,CONSELHO ESCOLAR,INCLUSÃO ESCOLAR,CPM...Gestor que não conhece acaba deixando para trás as possibilidades de melhorias na Escola.Em todo esse processo é necessário trabalhar com estatísticas por disciplina,verificando o que cada turma apresenta mais necessidade,traçando planejamento específico para essa superação.Se a Escola é lugar de conhecimento e conhecimento abre portas e na gestão democrática é um ato de alegria descobrir,conhecer e ser autor,por que ainda vemos nas redes sociais alunos,jovens,adolescentes e adultos agradecendo quando não tem aula.Por exemplo no EJA trabalhávamos através de músicas escolhidas pelo aluno e a partir dali fazíamos a interdisciplinariedade,eles levavam a letra,escreviam,dali tiravamos adjetivos,addjuntos adverbiais,encontros vocálicos e consonantais,número de versos,linha de tempo,interpretação,...enfim em uma música trabalhavámos tudo e depois um aluno tocava e juntos cantavamos,batia para sair e ninguém saia ,o mesmo fazíamos com culinária na escola que acabou virando um livro de receitas feito por todos,as sextas-feira levávamos os ingredientes gastronômicos.pesavámos,trbalhavamos com vitaminhas dos alimentos e as informações das embalagens,cada grupo era responsável por uma atividade:os relatores para o livro,os que higienizavam os alimentos os que cortavam,os que que faziam...no final sentávamos todos para saborear as outras turmas iam embora e nós lá ficávamos.Na segunda -feira os grupos relatavam as descobertas que eram associadas aos conteúdos programaticos.E isso e gestãoo democrática oportunizar que o aluno compreende que tudo é matemática,quimica,fisica,português,biologia,filosofia,psicologia,geografia,etc.Quantas vezes ouvimos falar :-"pra que me serve aprender Zna urbana e Rural,que isso tem haver?"bem eu poderia dissertar aqui muitas teorias e conhecimentos ligados essencialmente a sustentabilidade tema tão atual e qualidade de vida,assim como preservação do meio ambiente,importância da água,mas os dois exemplos acima já sugerem a práxis do que o PPP de uma Gestão Democrática pode fazer!Quando passei por essa experiência não desejei experimentar outra até que alguma a supere,mas nosso saudoso Paulo Freire refere-se exatamente a isso:"os alunos não podem ser fruto de uma educação bancária,onde o educador vai lá e deposita conhecimentos,mas sim de uma dialógica e dialetica aprendizagem onde educador e educando aprendem juntos,a fim de serem agentes da transformação.Conhecendo sua comunidade esses conhecimentos irão libertá-lo do Sistema a fim de sermos realmente cidadãos;fazedores de professores!

Então o gestor precisa ter em mãos os dados da Escola,número de alunos,quantos meninos,quantas meninas,turnos de funcionamento,anos-séries em funcionamento.o organograma do quadro funcional escolar,as regras estabelecidas pelos professores em reuniões periódicas,com objetivo de garantir o funcionamento sincronizado entre todos,assim como as regras estabelecidas pelos alunos e pais em reuniões para que criemos responsabilidades e coerência,a organização do espaço físico ,horário de funcionamento,análise crítica do PPP,avaliação escolar que erroneamente alguns proffessores utilizam para medir o conhecimento do aluno,esquecendo que o ato de avaliar é verificar em parate do processo erramos e devemos retomar para que o aluno possa avançar!

Os eventos escolares além daqueles previstos no calendário escolar,aqueles que são pertinentes para os processos de ensino e de aprendizagem tais como alguns exemplos:consciência negra costumes,danças,comidas tipicas,...passeios à museus,turisticos,ecológicos,campeonatos de xadrez,de outros esportes alem do volei e futebol...cinema,mapeamento do bairro,com ruas ,mercados,comercios...os poetas,as parcerias com circo,tetro ,escritores,dançarinos,músicos,curso de taekwondo "caminho dos pés e mãos através damente","Tae"significa pé.kwon significa mão e"do"significa caminho ou maneiraou filosofia de vida,capoeira,dança de jazz contemporâneo que trás inúmeros beneficios,entre eles,o desenvolvimento do espírito de equipe,formação da auto-estima e libera a criatividade,aumenta a capacidade cardiorrespiratória,tonifica os músculos e corrige a postura,assim como danças da nossa cultura ,tradicionalismo gaucho e muito mais parcerias...os eventos escolares são motivadores,onde os alunos sentem prazer em frequentar uma escola ,progressista,onde são ouvidos e suas experiencias são tratadas como parte do planejamento fazendo uma mixagem de vivências dos professores e alunos e interdiciplinariedade!

Com isso o índice de reprovação e evasão pode ser evitado,sempre verificando o movimento geral do alunado,o perfil do aluno,as características de sua comunidade e da comunidade escolar são fatos relevantes para a Gestão ser realmente democratica e não autoritária!

Bem tentei resumir aqui um TCC de mais de seiscentas páginas sobre gestão Democrática,onde tive o prazer de posterior ao meu curso colocá-lo em prética no ano de 2.000 ,quando Diretora de uma escola municipal.Dentro de tudo que propus a ess~encia estava no PPP como forma de todos segmentos da escola estarem avaliando de acordo com a necessidade todos os itens e retomer o que não atingimos.A avaliação não é só para o educando,mas para nós educadores também para verificarmos em que aspectos nossas aulas estão falhando e devem ser melhor elaboradas em um novo planejamento que atenda de fato as necessidades para progressão do aluno.Cursos de qualificação permeam essa gestão tanto para capacitação de alunos ,quanto de professores,que devem sempre estar atualizando seus conhecimentos uma vez que na educação nada é homogêneo.Espero que este resumo possa ajudar muitos educadores nessa linda arte de aprender e ensinar num ciclo infinito!Para finalizar fechemos com chave de ouro de Carlos Drumont de Andrade:

Recomeçar...

Não importa onde você parou...

Em que momento da vida você cansou...

O que importa é que sempre é possível e necess´´ario "recomeçar".

Recomeçar é dar uma chance a si mesmo...

É renovar as esperançasna vida o mais importante...

Acreditar em você de novo

Sofreu muito nesse período?

Foi aprendizado

Chorou muito?

Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas?

Foi para perdoá-la um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes?

È que fechaste a porta até para os anjos...

Acreditou que tudo estava perdido?

Era inicio de melhora...

Onde você quer chegar?

Ir alto?

Sonhe alto...

Queira o melhor do melhor...

Se pensamos pequeno...

Coisas pequenas teremos...

Mas se desejamos fortemente o melhor e,

Principalmente,lutarmos pelo melhor...

O melhor vai se instalar em nossas vidas.

Porque sou o tamanho daquilo que vejo.

E não do tamanho da minha altura.

(Carlos Drumond de Andrade)

Andrea Ghiorzzi

Andrea Ghiorzzi
Enviado por Andrea Ghiorzzi em 24/06/2012
Código do texto: T3741348