Idéias inatas

Os conhecimentos adquiridos nas vidas passadas, nunca se perdem. Sempre que o Espírito se liberta da prisão da carne, volta a lembrar tudo o que aprendeu. A sabedoria de Deus fez com que um véu fosse colocado nessas vidas passadas, para aprendermos novas coisas e evoluirmos intelectualmente. Se lembrássemos de tudo, poderia prejudicar nossa evolução: coisas boas despertariam nosso orgulho, atitudes más nos deixariam humilhado, e em ambos os casos não agiríamos de maneira normal. Todavia, para muitos homens que estão encarnados, surge uma vaga lembrança de algumas coisas, que costumamos chamar de idéias inatas. Essa intuição que lhe fica, do aprendizado de outra vida, pode ajudá-lo em seu adiantamento, por isso, Deus permite.

A cada nova existência, o Espírito retoma como ponto de partida, aquele em que terminou na vida anterior. O Espírito não retroage do ponto que atingiu, tanto moral como intelectualmente. Ele pode retroagir em novas vidas, apenas na posição social. É comum vermos indivíduos que, sem estudo prévio e sem posição social, ter intuição de cálculos, de línguas, composições musicais, etc. Isso é progresso anterior da alma, mas da qual a pessoa não tem consciência. Os corpos mudam em cada nova vida, mas o Espírito é sempre o mesmo, ele não muda.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 16/06/2012
Código do texto: T3727949
Classificação de conteúdo: seguro