' littera OTIMISTA '

Talvez - até mesmo - quem sabe - possivelmente - seja

COMPREENSÍVEL O PESSIMISMO ENCRAVADO

na mente de tantos renomados "gênios da literatura" mundial!

Um Grande Mestre japonês diz que:

"Gratidão gera gratidão, lamúria gera lamúria."

(REFLITAM SOBRE ESTA FRASE)

.......

Acho um tanto engraçado, mas espiritualmente compreensível, que pessoas aparentemente tão inteligentes sejam capazes de discursar tanto sobre o pessimismo. E pior que isso: serem admiradas.

Mentes "cavernosas", pois animalescas; crueldade meticulosa; pessimismo esbanjado; verborragia; desesperança...tudo isto nas páginas de um livro.

MATERIALISMO DESMEDIDO. E não falo de compras incabíveis num shopping. A discussão é literária. Falo da falta de espiritualidade que nos é imposta, ou convenientemente aceita, através daquilo que lemos e que pensamos ser útil para a nossa formação humana.

Elogiamos certos filósofos, louvamos detentores do conhecimento científico e "Freud's" desde que a humanidade é conhecida pelo homem. Ao mesmo tempo duvidamos e indagamos a respeito do invisível, do miraculoso e do transcedental. Mas somos fanáticos pelo simbólico, pelo objeto e pelo "sofrer para merecer ser feliz". Tudo porque amamos a pobreza emotiva e nos apaixonamos perdidamente pela racionalidade. Amamos os capítulos horrendo-hipnóticos e as poesias bucólico-fixantes.

Daí se estendem os livros para os telejornais, a internet e suas redes sociais e para os jornais impressos do tipo:

- GUIA DE TRAGÉDIAS DIÁRIAS POR APENAS R$ 0,75 -

É O MELHOR DA NOTÍCIA EM SUAS MÃOS A PREÇO DE BANANA!!!

E a culpa é dos livros, dos telejornais, da internet ou dos jornais impressos?

A culpa é do pensamento pessimista e, portanto, egoísta do ser!

Ora, me dirão:

- Você é que é pessimista por estar escrevendo sobre o pessimismo! Por que não discorreu sobre o otimismo?

...

Porque se eu não mostrar que o pessimismo é realmente péssimo, os outros duvidarão que o otimismo seja tão bom assim! O ser humano sempre "fica com um pé atrás" antes de experimentar algo que parece ser muito bom. A dúvida é o princípio da...

DESCONFIANÇA!

.......

Tudo (mas tudo mesmo) o que ocorre no Universo faz parte de um propósito Maior. E cada coisa está em seu lugar. Até mesmo o pessimismo, acreditem, é necessário para a evolução humana. Entretanto...fazer apologia a ele não é o melhor caminho para A Construção de Um Mundo Melhor.

É por isto que peço perdão por lamuriar, ao invés de expôr somente a gratidão nestes dizeres. Afinal, neste caso a minha gratidão geraria gratidão.

MAS É NECESSÁRIO DIZER TUDO ISTO!

.......

A Idade das Trevas já se foi, as crucificações e pessoas queimadas na fogueira também, assim como o tempo em que todo aquele que lutava contra a opressão era considerado herege. A Era agora se chama Era do Dia, Era da Luz.

O modo como enxergamos o mundo é que ainda é pessimista.

Escritores:

Acordemos para a literatura vindoura e iluminada.

Pensemos em ser instrumentos úteis para aqueles que utilizam um de seus sentidos para nos enxergar e, na maioria das vezes, para enxergar a si mesmos e se encontrar dentro de nós, e nós dentro deles.

Lutemos para que o otimismo nasça em um novo parágrafo a cada dia.

.......

O pessimismo foi sim, característica de grandes nomes da literatura e, no começo deste texto relatei que espiritualmente isto era compreensível.

O Mundo Espiritual passa, igualmente ao Mundo Material, por mudanças constantes, necessárias e que fazem parte de um Plano Superior.

A escrita, um dos meios de comunicação mais importantes, senão o mais importante de todos, cumpre também sua missão dentro deste Plano. E não sem fundamento, é que a literatura foi e ainda é utilizada para a manifestação de ideias pessimistas. Apesar de sua missão principal ser elevar o espírito do homem por meio das palavras.

No entanto, é compreensível este "pessimismo literário", pois ele faz parte também da reflexão humana. E aqueles que há tanto escreveram sobre ele e, utilizando-o tornaram-se importantes ícones no "mundo das palavras" cumpriram suas missões na Terra.

Não julga-se aqui se uma escrita é adequada ou inadequada, mas sim o caminho que ela pode rumar através do pensamento de cada escritor. Uns comandam navios (aqui navios podem ser considerados livros) que levam produtos antigos e retrógrados (pessimistas) a nativos ingênuos (leitores) e dizem a estes que seus produtos são da melhor qualidade já vista; outros podem remar em pequenos barcos e enfrentar tempestades, mas ainda assim zelam pelo produto que carregam, protegendo-o com sabedoria e respeitando aos que esperam pela sua chegada. Estes são os verdadeiros escritores.

Antes o mar era escuridão, e a falta de luz "cegava" tanto navegador quanto nativo. Mas que bom que o homem inventou os faróis. E os livros "cheios de luz", é claro!

Segundo o Mestre japonês citado no início destes "aqui longos dizeres"...o Universo está em constante evolução e a transição da Era da Noite para a Era do Dia já está concretizada naquilo que chamamos de Mundo Espiritual e que pode ser considerado o nosso berço.

As guerras, conflitos, purificações, aprimoramentos e até mesmo o pessimismo são fatores intrínsecos à existência deste mundo, ou seja, componentes inevitáveis neste todo que é o progresso.

Este Sábio declara também que é necessário destruir o prédio antigo para a construção de um novo. E nós, escritores...ajudamos a construi-lo com vigas fortes e sustentáveis ou atrasamos esta Grande Obra "em andamento".

Bons tijolos, bom cimento e bons trabalhadores são como bons livros: CAPAZES DE CONSTRUIR SONHOS PARA AS PESSOAS.

Construamos BONS SONHOS ENTÃO e deixemos de lado este pessimismo desmedido e inconscientemente controlador do ser.

Pense em cada coisa que irá escrever. Palavras ditas são asas libertadas para voar e que na maioria das vezes não voltam.

ANTES DE ESCREVER UM LIVRO...

REFLITA SOBRE AS ASAS QUE VOCÊ DARÁ A ELE. E NÃO ESQUEÇA: ELE PODE CHEGAR ONDE VOCÊ QUISER...MAS QUE CHEGUE COM OTIMISMO!!!

- boas e sábias leituras -

Paulo Hirami
Enviado por Paulo Hirami em 16/06/2012
Reeditado em 21/07/2012
Código do texto: T3726770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.