O TEXTO É SEMPRE GRATIFICANTE

“UM CASO DE AMOR

O meu caso de amor com a Poesia, sem você, Joaquim Moncks, formaria uma grande cratera. Como aquela que se forma no coração dos que acreditam em amor sem paixão e vice versa. Esse amor que o poeta, na maioria das vezes, descreve, com tanto empenho, dedicação e sacrifício, para vê-lo perpetuar-se além da morte. Lindo isso, muito lindo... O prazer de escrever, mesmo sem ser reconhecido. Grande modelo de fé.”

Cler Ruwer.

– pelo Orkut, em 09/06/2012.

Cler, não sou muito dado a agradecer pelas eventuais loas, porque – deveras – fico constrangido, sem jeito. Perdão pela confissão! No entanto, gestos como o teu confortam e ajudam no entendimento da criatura humana, já que tenho pra mim que a gratidão é o sentimento mais importante do homem, além até mesmo do amor. Porém, nesta oportunidade tu fazes a justificativa com incisividade e sabedoria, a par de uma singeleza que cativa o laureado e, por certo, a todos que, porventura, te vierem a te ler... Pelo que posso observar, até onde pode ir a minha isenção – que é mínima no caso – com base no que está escrito no recadinho versando sobre a característica literária, há algo a ressaltar: tu és uma excelente PROSADORA, relatas com simplicidade e beleza, tudo muito ao natural. Porém, cabe uma observação analítica: por qual razão insistes (no Orkut) em escrever os textos em VERSOS, se os textos que tens apresentado, na maioria, são espécimes em Prosa? Aqui, para exemplificar o que ora aponto, fiz a adequação de teu recado à forma prosaica: linha a linha, margem a margem. Por que não publicas esta peça na categoria "Mensagens" no site do RECANTO DAS LETRAS, que é um site para escritores de todos os estágios? O recado está dado: muito bem escrito, escorreito, sensível peça curta e, no mérito formal, tem "bala na agulha", devido à sua abrangência discursiva e presença da afortunada sensibilidade e encanto femininos. Gostaria, também, que o recado fosse aportado ao pé de meu texto, no Recanto, para que não se perca, ficando arquivado como "intertexto", visto que criado e aportado à página graças à leitura de meu “SOBRE O SUCESSO E A FAMA”, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/cartas/3713731 . Penhorado e agradecido, espero poder contar sempre contigo como leitora e comentarista. Muito grato, minha especial oficineira internética. Continuemos os estudos porque a Literatura merece a nossa dedicação...

– Do livro ALMA DE PERDIÇÃO, 2009/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3723053