Orgulho ou amor próprio?

O orgulho do suposto amor próprio, aquele que é soberbo e impede a pessoa de amar e ser amada, é um dos piores monstros que existe dentro de alguém. O orgulho acaba com a felicidade futura de uma pessoa, pois ele a faz achar que pedir desculpa por um erro cometido é humilhante, mas, na verdade, é uma atitude de humildade e maturidade. As pessoas têm a ignorância de confundir orgulho com amor próprio, mas não sabem que existe um abismo de diferenças entre ambos. Essas pessoas vêm a auto-estima como uma das coisas mais importantes, esquecendo assim de todo o resto que realmente importa e faz diferença na vida de qualquer pessoa. Essa tão desejada auto-estima já virou símbolo de status... Tudo isso por conta do próprio ego que domina as pessoas. Uma pessoa que tem amor próprio, ela sabe que não precisa ficar a todo instante demonstrando seu próprio valor para outros. E ego, aliado do orgulho, não deixa espaço para a humildade, pois ele sempre fala mais alto em qualquer situação, dominando as pessoas de tal forma que só resta o orgulho destruidor por dentro. Um orgulho que faz um estrago interior, pois você demonstra algo que não sente, que não quer... apenas para se sentir por cima da situação, quando na realidade você está mais abaixo do que se possa imaginar, pois ninguém pode se enganar tanto ao ponto de dizer que uma atitude orgulhosa pode ser favorável para si. Uma pessoa inteligente não confunde amor próprio com orgulho (ou vice-versa).

Amor próprio é uma coisa, orgulho é outra!

Dayanne Alves
Enviado por Dayanne Alves em 13/06/2012
Código do texto: T3722272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.