DEMÊNCIA SURREALISTA?

Para o texto: POLOS (T2733688), neste RL.

De: Adriane Dias Bueno

19/01/2011, 02h07min

Quanto à peça poética, chamou-me a atenção a sua subclassificação: loucura. Da boa demência dos surrealistas, talvez... Ou uma revisitação à loucura, como dizes – hilária – no rodapé do texto. Realmente, trata-se de um poema sem pé nem cabeça, possuidor de um "hermetismo" comparável ao de Bernardo Guimarães, no seu famigerado "Soneto Bestialógico", de meados do séc. XIX, que é de um primor rítmico de fazer inveja aos românticos de então, em especial a Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa, seus companheiros da Sociedade Epicureia, fundada por eles, em 1847, prenhe de consciência crítica. Porém, não deixa de ser um bom exercício em busca da Poesia e do domínio rítmico, como fizeram os jovens estudantes da Escola de Direito de SP, citados. Curiosamente, ando com esses dados na cabeça, pois que recentemente publiquei um trabalho no qual discuti um tema de aproximação: VOCÁBULOS ESTRANHOS, SEM NEXO OU EM DESUSO, em http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/2749105 . Acho que gostarás do foco pelo qual abordei o assunto...

– Do livro DICAS SOBRE POESIA, 2009/12.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3704336