O educador social

O educador social intervém nas diversas faixas etárias e nos mais diferentes contextos sociais, culturais educativos e econômicos. Atua em diversos campos educacionais como em presídios, asilos, em instituições de cumprimento de medidas sócio educativas, programas de redução de danos de drogas, em instituições de contra turno social que atendem crianças e adolescentes em situação de risco instituições de acolhimento de crianças em situação de risco... Gaio citado por João em sua pequena missiva (3 João) é um modelo de educador social. Primeiro por ele ter saúde de alma (v.2). Para lidar com diferentes contextos é preciso estar bem consigo mesmo. Ter como dizem “saúde mental”. Uma segunda caraterística deste educador é que ele amava e vivia a verdade. Sua vida não era uma encenação o que ele falava ele praticava e não era ele que dizia, mas as pessoas que conviviam com ele (v.3). As diferentes faixas etárias que o educador se relaciona quer saber se o que estão ouvindo é verdade, pois estão cansados de ouvir e viver na mentira. Outra característica é que Gaio era fiel no que estava fazendo, apesar de serem desconhecidos (v. 5 NVI). Hoje muitos educadores trabalham pelo dinheiro e muitos não estão preocupados em executar com fidelidade o trabalho que lhes é proposto. Como cristãos somos educadores sociais. Que sejamos como Gaio educador social por excelência.