Construindo um cidadão
Embora eu ainda esteja aprendendo sobre o cotidiano da vida escolar em breve estarei passando meu conhecimento aqueles que vierem a ser meus alunos, porém já sinto o peso e a satisfação de ser um professor. Como todas as áreas, temos alegrias e decepções, porque hoje a educação no país passa por sérias crises como: falta de apoio, estímulo e uma remuneração compatível com a sua função que é de suprema responsabilidade; pois, um professor em sala de aula tem o poder de transformar a vida de um indivíduo, lidamos com crianças que precisam não só de ensinamentos mas também, de orientação na sua conduta não só em sala de aula assim como, no seu dia-a-dia. Porém para que um professor se veja como um ser transformador e se dedique nesta função é necessário alguns itens primordiais, respeito a essa classe que é a base do desenvolvimento do cidadão e do país, maior empenho das instituições em seu compromisso com o aluno e a sociedade, como por exemplo, o que pode ser feito para que esse aluno desperte seu interesse pelo conhecimento e tenha consciência da sua capacidade de crescimento não só econômico mas também, social e intelectual. contudo o primeiro e mais importante desse itens é o professor ter amor a sua função porque, só fazemos bem feito aquilo do qual gostamos. Ouvir de ex-aluno a seguinte frase, após um longo tempo sem vê-lo, obrigada professor hoje estou me formando e você colaborou para que isso fosse possível. Este é o maior prazer e reconhecimento que essa classe recebe. "Educar é um ato de amor e de consciência na formação do ser humano" pobre, rico, branco ou preto, todos são iguais perante as leis de Deus e dos homens e, independente de poder social todos tem direito a uma educação digna.