O que faz uma pessoa de presença ?

"ELA NÃO É CURTA DEMAIS", GRITOU RITA PARA SEUS PAIS. VOCÊS É QUE SÃO ANTIQUADOS!", ELA SAIU CORRENDO PARA SEU QUARTO__CENA CULMINANTE DUMA DISCUSSÃO SOBRE UMA SAIA QUE ELA QUERIA USAR. TALVEZ VOCÊ TENHA SIDO O CENTRO DUMA CONTROVÉRSIA SIMILAR, QUANDO UM GENITOR, UM PROFESSOR, OU UM PATRÃO CRITICOU UMA ROUPA DE QUE VOCÊ GOSTAVA MUITO. VOCÊ A ACHAVA INFORMAL; ELES A CONSIDERAVAM DESLEIXADA. VOCÊ A ACHAVA CHIQUE; ELES A JULGAVAM EXTRAVAGANTE OU SUGESTIVA.

ADMITIDAMENTE, OS GOSTOS VARIAM, E VOCÊ DEVERAS TEM DIREITO DE TER AS SUAS OPINIÕES. MAS, DEVERAS ISTO SIGNIFICA QUE 'VALE TUDO' QUANDO SE TRATA DO SEU MODO DE VESTIR-SE ?

A MENSAGEM CORRETA ?

"O QUE VOCÊ VESTE", DIZ UMA JOVEM CHAMADA PAMELA, "REALMENTE REPRESENTA QUEM VOCÊ É, E O QUE SE SENTE A RESPEITO DE SI MESMA". SIM, A ROUPA ENVIA UMA MENSAGEM, UMA DECLARAÇÃO PARA OS OUTROS, A SEU RESPEITO. A ROUPA PODE SEGREDAR CONSCIÊNCIA, ESTABILIDADE, ELEVADOS PADRÕES MORAIS. OU PODE REVELAR AOS BRADOS A REBELIÃO E O DESCONTENTAMENTO. PODE ATÉ SERVIR COMO FORMA DE IDENTIFICAÇÃO. ALGUNS JOVENS USAM ROUPAS RASGADAS, ESTILOS PUNK, OU ROUPAS DE ETIQUETAS CARAS COMO UM TIPO DE MARCA REGISTRADA. OUTROS USAM AS ROUPAS PARA ATRAIR O SEXO OPOSTO, OU PARA PARECEREM MAIS VELHOS DO QUE REALMENTE SÃO.

ASSIM, É FÁCIL VER POR QUE A ROUPA É TÃO IMPORTANTE PARA MUITOS JOVENS. NO ENTANTO, JOHN T. MOLLOY,AUTOR DE DRESS FOR SUCCESS (VESTIR-SE PARA TER ÊXITO), ACAUTELA: "NOSSA MANEIRA DE VESTIR EXERCE NOTÁVEL IMPACTO SOBRE AS PESSOAS COM QUEM ENTRAMOS EM CONTATO, E INFLUI GRANDEMENTE NO MODO COMO NOS TRATAM."

NÃO E DE ADMIRAR QUE SEUS PAIS FIQUEM TÃO PREOCUPADOS COM O MODO COMO VOCÊ SE VESTE!

PARA ELES, É MAIS DO QUE UMA QUESTÃO DE GOSTO PESSOAL. ELES DESEJAM QUE VOCÊ ENVIE A MENSAGEM CORRETA, UMA QUE A PROJETE COMO PESSOA EQUILIBRADA E RESPONSÁVEL. CONTUDO, SERÁ QUE SEU MODO DE VESTIR-SE FAZ ISTO? O QUE GUIA A SUA ESCOLHA DE ROUPAS ?

"FAÇO QUALQUER COISA QUE MEUS AMIGOS DESEJEM FAZER"

PARA MUITOS JOVENS, A ROUPA É UMA DECLARAÇÃO DE SUA INDEPENDÊNCIA E INDIVIDUALIDADE. MAS, COMO JOVEM, SUA PERSONALIDADE, AINDA ESTÁ MUDANDO. ASSIM, AO PASSO QUE VOCÊ DESEJA FAZER UMA DECLARAÇÃO A SEU RESPEITO, TALVEZ NÃO ESTEJA MUITO SEGURO DO TEOR DE TAL DECLARAÇÃO, OU SOBRE COMO DIZÊ-LA. ALGUNS JOVENS, ASSIM, ENFEITAM-SE COM ROUPAS ESQUISITAS, EXTRAVAGANTES. EM VEZ DE FIRMAR SUA 'INDIVIDUALIDADE', PORÉM, ELES SOMENTE CHAMAM A ATENÇÃO PARA SUA IMATURIDADE__PARA NÃO MENCIONARMOS O EMBARAÇO QUE CAUSAM AOS PAIS.

OUTROS JOVENS SIMPLESMENTE DECIDEM VESTIR-SE COMO SEUS COLEGAS; ISSO PARECE DAR-LHES UM SENSO DE SEGURANÇA E DE INDENTIFICAÇÃO COM UM GRUPO. NATURALMENTE, NÃO É NECESSARIAMENTE ERRADO QUERER SER IGUAL A OUTRAS PESSOAS. (COMPARE COM 1 CORÍNTIOS 9:22.) MAS, SERÁ QUE UM CRISTÃO DESEJARIA RELMENTE IDENTIFICAR-SE COM JOVENS DESCRENTES ? E É SÁBIO BUSCAR A APROVAÇÃO DOS COLEGAS A QUALQUER PREÇO ? UMA MOÇINHA ADMITIU : "FAÇO QUALQUER COISA QUE MEUS AMIGOS DESEJEM FAZER; SÓ PARA ELES NÃO ME CENSURAREM." MAS COMO É QUE CHAMARIA ALGUÉM QUE SEMPRE OBEDECE AOS DESEJOS DE OUTREM, QUE SEMPRE CEDE AOS CAPRICHOS E ÀS FANTASIAS DE OUTRA PESSOA ? A BÍBLIA RESPONDE: "NÃO SABEIS QUE, SE PERSISTIRDES EM VOS APRESENTAR A ALGUÉM.... PARA LHES OBEDECER, SOIS ESCRAVOS DELE, PORQUE LHE OBEDECEIS?"__ROMANOS 6:16.

ENTRE OS JOVENS, "A ÊNFASE A SUBMETER-SE PODE TORNAR-SE TÃO FORTE QUE OS MEMBROS DO GRUPO QUASE PARECEM SER PRISIONEIROS DE NORMAS GRUPAIS, DEPENDENDO DELES [DOS COLEGAS] PARA CONSELHOS SOBRE COMO VESTIR-SE, COMO FALAR, COMO AGIR, E MESMO SOBRE O QUE PENSAR E EM QUE CRER".__ADOLESCENCE: TRANSITION FROM CHILDHOOD TO MATURITY (ADOLESCÊNCIA: TRANSIÇÃO DA INFÂNCIA À MATURIDADE).

MAS QUÃO HABILITADOS SÃO SEUS AMIGOS PARA LHE DAREM TAIS CONSELHOS ? (COMPARE COM MATEUS 15:14.) NÃO SOFREM ELES AS MESMAS DORES EMOCIONAIS DE CRESCIMENTO QUE VOCÊ ? SERÁ SÁBIO, ENTÃO, PERMITIR DOCILMENTE QUE ELES FIXEM SUAS NORMAS__MESMO QUANDO ESTAS SE CHOCAM COM SEU BOM SENSO, OU COM OS VALORES E OS DESEJOS DE SEUS PAIS ?

OS JOVENS PERGUNTAM RESPOSTAS PRÁTICAS

seravat
Enviado por seravat em 24/05/2012
Reeditado em 24/05/2012
Código do texto: T3685468