A CONSTRUÇÃO ESPIRITUAL DO POEMA

Vamos conversar pessoalmente sobre o assunto "Poesia e Oficinação do texto"... Dia desses nos encontraremos e prosearemos sobre a temática. Por enquanto – a fim de ganharmos tempo e cumplicidade intelectual – vai até a minha página no Recanto das Letras, em http://www.recantodasletras.com.br/autores/moncks e seleciona, na capa do site (para escritores), a classificação ‘ENSAIOS’, ‘TUTORIAIS’ e ‘TEORIA LITERÁRIA’. Lê tudo o que te aprouver e aquilo que puderes tolerar sem excessos, nessas especificidades do gênero Prosa. Peço leias poucos textos por dia, pra que não se torne cansativo. São estudos um pouco pesados e um tanto áridos para quem não está afeito à matéria, todavia, servirão como importantes elementos de informação para começar qualquer trabalho na área da criação poética. Para o analista crítico, não há como falar em Poesia com quem tem uma visão de diletante – amadorística – e nem adianta muito fazer qualquer oficina de criação poética... O que se tem de procurar entender é o espírito humano e a construção (espiritual) da Poesia. Só corrigir a forma do poema de quase nada adianta, por esta razão o analista deve "mexer" pouco no texto de terceiro. Somente o mínimo pra funcionar como "instigação" à autocirurgia do verso. Só em o novato vir a se aperceber que a CONFRATERNIDADE se estende ao objeto fruto da criação literária, já ocorre um ganho importante e promissor. Quem tem que “transpirar” a proposta poética até chegar à forma definitiva é o seu autor. Ninguém mais...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3675734