Desapego

A internet está cheia de mensagens de desapego. Porém no dia a dia, o desapego é algo muito difícil de se pôr em prática. Sempre estamos nos apegando á algo para preencher nosso vazio existencial; desde coleções de figurinhas, selos; roupas, tênis, jóias, bens materiais, animais, amizades, amores, pai, mãe, vícios, time de futebol, religião e etc.

O fato de não conhecermos a nós mesmos nos torna presas fáceis de qualquer tipo de apego - e libertar-se dele pode ser uma luta muito árdua que teremos que travar se quisermos evoluir - crescer como seres humanos. O que não entendemos é que somos únicos no universo - não precisamos de nada e nem de ninguém para sermos felizes - pois só podemos encontrar a tão sonhada felicidade dentro de nós mesmos e para isso acontecer é uma longa caminhada. Essa ideia de que muitos fazem de felicidade "TER" - O dia que eu tiver meu carro - O dia que tiver minha casa - O dia que eu ficar rico - O dia que eu tiver meu diploma - O dia que eu tiver o meu Amor - "TER, TER, TER"...Meu Deus, quantos "TER" para ser feliz, não? mas a felicidade não estar no TER e sim no SER. Nós temos que nos bastar por si mesmos.

E quando o TER está enraizado em nosso espírito então teremos uma série de problemas; desde mal entendidos, enganos, decepções, perdas, frustrações e fracassos. Sempre estaremos jogando a culpa de nossa infelicidade no outro, nas situações, no sistema, enfim - a culpa é sempre de algo e de alguém - nunca é nossa, porque somos deveras orgulhosos, teimosos e pretensiosos para reconhecer nossos próprios erros.

E o que o TER tem a ver com isso até aqui? simples - como não temos nada - viramos um poço de APEGO - estamos nos apegando a mentiras, ilusões, fantasias, ideias equivocadas, pessoas problemáticas, preconceitos, julgamentos, bens materiais, relacionamentos doentios e por fim isso acaba mal - muito mal. E depois nos afundamos na lama, passamos muitas noites molhando o travesseiro, amaldiçoando fulano - fulana - ciclano - beltrano - Deus e o Diabo. Enfim, todos são culpados pela nossa queda - menos é claro, nós mesmos. Isso não aconteceria se tivéssemos maturidade emocional para não jogar nossa felicidade nas mãos de algo ou de alguém. Não estou dizendo para não termos entusiamo, sonhos, projetos mas confiemos em nossa própria capacidade de andar com nossas próprias pernas. Não usemos o outro como muleta. Então para que apegar-se, se nada nos pertence? Temos a ideia errada de que podemos possuir coisas e pessoas - é o maior equivoco que podemos cometer contra nós mesmos. É por isso que hoje as pessoas se deprimem muito quando o marido pede o divórcio - O filho segue seu próprio caminho - O animal de estimação morre - O carro é roubado - Sua conta bancária é fraudada - Sua amizade de tantos anos termina - Seu patrão lhe manda embora - enfim - uma série de infortúnios acontece e novamente estamos na beira da depressão e para tantos outros, as vias do SUICÍDIO? Eu não estou aqui, fazendo pouco caso da dor que seja tudo que relatei, mas quando nos apegamos, a dor será muito maior e o sentimento de culpa, impotência e decepção nós tirará até a alegria de viver.

A vida é feita em ciclos - nascimento - amadurecimento e morte. Tudo tem um começo - meio e fim. Nada é para sempre! tudo muda - a roda gira - e sempre vai girar - pois a unica coisa que jamais vai mudar é a própria mudança. E existe um tempo de luto que todas as pessoas vivem para aceitar a mudança, e o ciclo se fecha e a vida segue, mas para muitas outras - a vida pará naquele momento de dor, tristeza, vazio e desespero. E assim passam dias, meses e até anos e a pessoa continua letárgica diante da vida e não pode ver as janelas que se abriram pois está presa a porta que se fechou. E isso é extremamente triste - pois essa pessoa de fato morreu - mas continua a existir - está fadada a depressão e consequentemente ao próprio abismo que os pensamentos negativos, o pessimismo, a dor - que trará doenças mais sérias e por fim em muitos casos até a própria morte - pois viver tornou-se uma dor insuportável. Nada disso aconteceria se não fosse o apego.

Hoje o mundo dá uma ideia muito errada do que é ser feliz; a televisão, o pensamento ocidental, o sistema e até algumas religiões ensinam as pessoas a projetar seu amor e sua vida em coisas e pessoas. E a maioria de nós jogamos nossas expectativas no próximo e assim vivemos felizes até o dia que aquilo que projetamos cair por terra e então virá a dor violenta que esmigalhará até os ossos. E até reconhecermos que tudo que atraímos para nossa vida é consequência da nossa própria carência, baixa auto estima, falta de amor próprio e imaturidade vai um bom tempo; e muitas vezes não reconhecemos, não aprendemos e vamos repetir a mesma situação ao longo da vida.

Só podemos ser felizes quando somos INTEIROS - enquanto formos METADES - estaremos sempre vítimas do APEGO.

Então desapegue-se. Solte as amarras. Deixe ir e você sentirá uma liberdade que nunca experimentou na vida.

Anna Azevedo
Enviado por Anna Azevedo em 15/05/2012
Reeditado em 15/05/2012
Código do texto: T3668713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.