EGRESSOS DA LIBERDADE

Recebo, via Orkut, numa interlocução digna de nota, o seguinte material literário, fruto de pesquisa e interpretação. Bem como eu gosto... Ah! Quem dera que alguns dos meus oficineiros de Poesia tivessem a mesma dedicação...

"O COVIL DO INDOMÁVEL DRAGÃO"...

(publicado em http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3657654)

“E é neste universo que se encontra o covil da novidade, aquilo que nos impressiona e que nos abre a porta da caverna: o indomável dragão que nos lambe com o fogo da criação... Nos sótãos do inconsciente o ‘novo’ se enlambuza desse mistério... Mais tarde, fora do cadinho em que se rebolca o fogo original, polimos a pedra bruta, tal qual um artesão que cinzela a peça...” (J. Moncks)

“Segundo Bachelard, apesar da imaginação ocorrer subjetivamente contém elementos materiais que se associam diretamente à experiência e ao conhecimento. Nesse sentido, sendo a poesia de domínio do imaginário - já que o poeta combina devaneio, saberes instituídos e técnicas literárias específicas -, faz-se necessário que se “ensine a sonhar” para que se possa potencializar a faculdade imaginativa do educando. O devaneio, no sentido da imaginação poética, pode servir para acordar a criatura humana para os mistérios da vida e potencializar competências”

“Só há poesia verdadeira onde houver criação. A criação poética é um fenômeno da liberdade.” (Bachelard) ...

“Sossega, criador novato, timoneia a nave da espiritualidade, cria o poema! Brinda-nos com o teu estro...”(J. Moncks)

Quanto mais Indomável.. mais desejável...

– Remetido pela Luh, via Orkut, em 09/05/2012, 01h20min.

Luh, amada leitora! Gostaria que tu apusesses este comentário ao pé do texto, no site do Recanto das Letras. Valorizaria em muito a minha criação, visto a similaridade pensamental que apontas... Sinal de que Bachelard está dentro de mim, como um sino que acorda os descrentes para os atos de louvação do Cristo e de sua "entourage" de ESPIRITUALIDADE... E não apenas de busca ou de fé ritualística no porvindouro... Esta é a minha religião – por humana criatura – criada na fonte original da intuitiva emocionalidade: a Criação Poética. Hosanas à Poesia, que é quando a humana criatura está em estado de pureza, em cristandade de egrégora...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3657726