Negativo versus negatividade

NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE O NEGATIVO EXISTE. SEM ELE, NÃO PODERÍAMOS FAZER NOSSAS ESCOLHAS, ACEITAR OU RECUSAR ALGO. MAS TB É VERDADE QUE PODEMOS ESCOLHER ALGO POSITIVO COM PALAVRAS OU EXPRESSÕES NEGATIVAS: "NÃO VOU MAIS DEIXAR A LUZ ACESSA SE NÃO A ESTIVER USANDO", "NÃO VOU DEIXAR DE IR À SUA FESTA", "NÃO QUERO MAIS BRIGAR COM VC",. SÃO NEGATIVAS QUE LEVAM A POSITIVAS. MESMO FRASES COMO "NÃO VOU CONSEGUIR", "NÃO VOU CHEGAR LÁ" E "NÃO SOU CAPAZ" NÃO TÊM, EM PRINCÍPIO, O PODER NEGATIVO QUE A FAMA COSTUMA LHES DAR. UM "NÃO" DA BOCA PRA FORA TEM TANTA FORÇA QUANTO UM "SIM" DA BOCA PRA FORA, OU SEJA, NENHUMA.

NUMA ANALOGIA SIMPLES, O NEGATIVO É UM ÁTOMO DE HIDROGÊNIO NO LABORATÓRIO. PODE VIRAR ÀGUA OU ÁCIDO, CONFORME O DESEJO DO CIENTISTA. NA PRÁTICA, VC NÃO PODE NEGAR O NEGATIVO, MAS PODE CONTROLAR O SEU COMPORTAMENTO. FUGIR DE UM "NÃO" OU DE UM "JAMAIS" IMPLICA DEIXÁ-LO LIVRE PRA SE COMBINAR COMO QUIZER, COM QUEM QUIZER. SE O CONFEITEIRO NÃO AVALIA A QUALIDADE E O POTENCIAL DE SEUS OVOS, CORRE O RISCO DE ADICIONAR UM OVO PODRE À RECEITA. O OVO PODRE É O NEGATIVO, MAS ELE NÃO FARÁ MAL AO BOLO SE NÃO FOR ADICIONADO À MASSA.

VAMOS SUPOR QUE VC BRIGOU COM UM AMIGO E LHE DISSE COISAS "MUITO NEGATIVAS", COMO "NÃO QUERO MAIS SUA AMIZADE", "NÃO GOSTO DE VC", "VC FAZ TUDO ERRADO". DEPOIS DA BRIGA, SE VC ENCARAR AS FRASES QUE DISSE E REVER QUE DISSE E REVER OS MOTIVOS DA BRIGA, O AFETO QUE SEMPRE TEVE POR AQUELA PESSOA, VAI ACABAR DESCARTANDO-AS UMA A UMA, ATÉ FAZER AS PAZES COM SEU AMIGO. SE, AO CONTRÁRIO, VC DEIXAR TUDO COMO ESTÁ, NÃO PENSAR MAIS NO QUE DISSE E, ASSIM, NÃO FALAR MAIS COM SEU AMIGO, COM CERTEZA ESTARÁ REMOENDO ESSAS__E OUTRAS__FRASES DA DISCUSSÃO, CULTIVANDO-AS, ADICIONANDO-AS À MASSA. A ISSO CHAMO NEGATIVIDADE.

AO LONGO DA JORNADA EM BUSCA DA REALIZAÇÃO DOS NOSSOS DESEJOS, A NEGATIVIDADE NOS ESPREITA NA FORMA DE ARQUÉTIPOS: O MAU HUMOR, A RAIVA, O RANCOR, A INVEJA E APREGUIÇA, QUE VC CONHECEU NA PARTE II DESTE LIVRO, SÃO ALGUNS DELES, E VC PODE CRUZAR COM ELES, ENCONTRÁ-LOS A QUALQUER MOMENTO. DISPOSTOS A ATRAVANCAR OS NOSSOS SONHOS, TODOS TÊM SUAS ARTIMANHAS E COSTUMAM LANÇAR FAGULHAS COM POTENCIAL PARA CAUSAR VERDADEIROS INCÊNCIOS. QUANDO NÃO CONSEGUEM ESPALHAR O FOGO COMO DESEJAM,FAZEM ALIANÇAS COM OS ARQUÉTIPOS DA IMOBILIDADE......

SEJA SEMPRE POSITIVO

seravat
Enviado por seravat em 08/05/2012
Código do texto: T3656385