O que fez o homem com o livre-arbítrio?

As pessoas adoram dizer: "Se Deus é tão bom, por que ele permite que as pessoas sofrem?" Mas, analisemos bem, todo o sofrimento que nós estamos passando, é ação de Deus? Quem decide fazer guerras, matar seu semelhante? Esse problema da roubalheira e da corrupção no Brasil é culpa de Deus? Não, não é Deus que rouba. São os seres humanos. O ser humano é quem causa sofrimento a si mesmo e aos outros seres humanos. Uma pessoa que usa drogas, bebe e faz sexo sem camisinha não poderá culpar Deus se contrair Aids, poderá. Podemos culpar a Deus por esses desastres ambientais? Não, eles são fruto da estupidez humana, porque os seres humanos não sabem usar o livre-arbítrio que lhes foi dado. Alguém lembra da parábola do filho pródigo, que Jesus contou a seus discípulos? Nesta parábola, em que o pai simboliza Deus, e o filho pede a herança porque quer ir embora, sabemos que o pai sabe que o melhor para o filho é ficar, mas o deixa partir, pois Deus dá a liberdade e, portanto, não nos priva dela. O filho parte, leva uma vida libertina, fica pobre e vai cuidar de porcos, passando fome. O que ele passa é castigo? É, simplesmente, uma consequência do uso errado que ele fez da sua liberdade. E ele pode culpar o pai por tê-lo deixado ir? Claro que não. Do mesmo modo, podemos culpar Deus por estarmos sofrendo as consequências de não sabermos usar a nossa liberdade? Bem, mas o filho pródigo, que era dotado de liberdade e inteligência, percebeu os erros que cometera, e, num ato de coragem, voltou ao lar paterno, disposto a se redimir. Por que não usamos a nossa liberdade, o nosso livre-arbítrio para melhorarmos e tentarmos fazer a diferença?